"Salada à Portuguesa"

Show for the whole family

Horário:
3 de setembro ás 21h e 4 de setembro às 22h
Inicio do Evento:
03 setembro
Fim do Evento:
04 setembro
Localização:
Praça do Sertório

​​​

‘Salada à Portuguesa’ baseia-se nas estórias de Karl Valentin, que, à semelhança de toda a sua dramaturgia, utiliza o ilógico, o absurdo e a aparente falta de sentido como estratégias para denunciar e contrariar os padrões estabelecidos. Procurámos um teatro que, 100 anos após a sua escrita, deixa de ser absurdo e passa a funcionar como um espelho crítico a uma realidade incómoda. Personagens que reagem entre si, sempre com um certo receio, um certo medo, uma certa vergonha. Duas pessoas que se encontram para vender uma praça de Évora e que se deparam com um palco que, no meio do nada, acende uma luz e chama os “palhaços melancólicos” à representação.
No fim, não sairemos do Palco enquanto não agradecermos a todos, inclusive à Senhora do motorista, Dona Prudência Aguiar.

SOBRE O ESPÉTACULO
O projeto teve início num seminário de investigação aos textos e práticas de Karl Valentim entre Outubro de 2017 e Janeiro de 2018, altura desde a qual a investigação começou a dar lugar à criação. Ao analisar as traduções de Almeida Faria, Luiza Neto Jorge, Maria Adélia Silva Melo, Osório Mateus e Jorge Silva Melo, notou-se a afiliação que poderia existir nos temas debatidos com o universo físico do autor Karl Valentim, ou seja, a República de Weimar e Munique, pelo que achámos necessário alterar o foco dos textos para os espaços físicos ao que o espetáculo ocorre e para a realidade social portuguesa, deixando intactos os jogos de palavras, ritmos, sonoridades, e a semântica particular da escrita genial de Karl Valentin . A originalidade da plasticidade na relação com o espaço público que, interagindo com o património eborense construído, com o espaço e com as pessoas, contribui para criação de lugares de vida.
Um espetáculo que fala por si e que convida toda a família a assistir, no género de comédia surrealista e absurda num humor corrosivo minuciosamente desenvolvido com coprodução​ da Universidade de Évora.

Show for the whole family, a ​surrealistic and absurd comedy of corrosive humor thoroughly ​developed with the co-production of the University of Évora.

Informações Adicionais

​Organização: Câmara Municipal de Évora | Artes à Rua​

Praça do Sertório