Saudades dos Cartuxos

Exposição | Exhibition

Horário:
10h00 - 18h00
Inicio do Evento:
26 outubro
Fim do Evento:
20 março
Localização:
Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida

​"Em 2019 partem os monges cartuxos de Évora, cidade onde há mais de 400 anos a Ordem da Cartuxa tem estado presente. Uma partida que deixa e causa saudades. Com efeito, as 'Saudades dos Cartuxos' são nossas e são deles, e resultam desta presença dos monges no horizonte da cidade, da sua pertença às nossas paisagens física, sonora, humana e espiritual. Sobretudo ao longo dos últimos 70 anos, o Mosteiro de Santa Maria Scala Coeli e os seus monges brancos foram objeto de múltiplas leituras fotográficas. Desde as que documentaram a recuperação do edifício para o entregar aos monges em 1960 às que assinalam a presença na Cartuxa de diversas personalidades, ou as que registam efemérides celebradas de portas abertas, ou ainda as que resultam das muitas reportagens que, ao correr dos anos, foram perturbando a clausura do Mosteiro. Também por iniciativa da Fundação Eugénio de Almeida se fizeram projetos fotográficos dedicados à Cartuxa, gerando um significativo património de imagens que contribui para divulgar a Ordem e promover o seu conhecimento. De todas estas imagens se faz esta exposição, centrada nos afetos e na presença dos monges. Objetos da vida cartusiana, fotografias e registos documentais articulam-se com a visão artística do quotidiano dos monges na sua Scala Coeli, na sua escada para o céu. A Cartuxa vive-se aqui como o lugar de todas as fotografias e de todas as saudades. As deles e as nossas." 

In 2019 the Carthusian monks depart from Évora city where for over 400 years, the Carthusian Order has been present.​ Especially over the last 70 years, the Monastery of Santa Maria Scala Coeli and its white monks, were the subject of multiple photographic readings. Of all these images is made this exhibition,  focusing on emotions and in the presence of the monks.​​​ Objects of the Carthusian life, photographs and documentary records articulated with the artistic vision of the daily life of monks in their Scala Coeli, in the stairway to heaven.

José Alberto Ferreira 

Com obras de: Daniel Blaufuks, Eduardo Gageiro, Francisco Pereira Gomes, Jerónimo Heitor Coelho, José M. Rodrigues, Mark Power, Nacho Doce, Paulo Catrica e Virgílio Ferreira. ​

Informações Adicionais

Organização: Fundação Eugénio de Almeida
Preço Normal: Entrada Livre
Largo do Conde de Vila Flor - Évora