Workshop Criação Sonora para Dança e Movimento

Kontakte - Criação Sonora para Dança e Movimento | Sound Creation for Dance and Movement.

Horário:
10h00 - 18h00
Inicio do Evento:
18 janeiro
Fim do Evento:
18 janeiro
Localização:
Antigo Celeiros da EPAC - Évora

​​Um workshop intensivo sobre quais os processos envolvidos no ato de improvisação e composição sonora e musical em tempo real para dança contemporânea, movimento/performance e contacto/improvisação. O objetivo​ visa facilitar o contacto com toda uma panóplia de dinâmicas e conceitos relativos ao universo da criação sonora para dança e movimento, independentemente da prática e ou experiência musical de cada um, e, promover a compreensão de como é que a experiência sensível do movimento se pode traduzir em sons, narrativas e ideais musicais. A partir de exercícios, em solo, duo, trio, quarteto e ensembles, abordaremos temas ligados com esta arte de escutar o corpo e os sons, tais como; loop sonoro, pedal/drone, texturas, técnicas extensivas de interpretação musical, meditação ativa, movimento-impulso, Psicologia do som, emoções, dinâmicas, ritmos, tempo, espaço, alagorítmos, acasos, aleatoriedades, intuição, escuta profunda, interação espontânea, sus-pensão-contenção, pergunta-resposta, retracção-expanção, contrapontos, entre outros processos inerentes à observação do movimento. No final do workshop, realizar-se-á uma apresentação ao público, através da criação de um Ensemble de música improvisada, experimental e eletroacústica, para sonorizar ao vivo e em tempo real um filme mudo de dança. 

Intensive workshop on​ processes involved in the act of improvisation and real-time sound and music composition for contemporary dance, movement / performance and contact / improvisation.


DESTINATÁRIOS:  Em especial a adultos e de preferência a todos os interessados nesta arte de criar sons para dança – movimento. 

DURAÇÃO E HORÁRIO: O workshop desenvolve-se ao longo de um dia, das 10h00 às 18h00 (com pausa para almoço) mais apresentação ao final do dia. 

CUSTO: 30€ com inscrições limitadas (Mínimo de 5 participantes e máximo de 15) Cada participante deve trazer o seu próprio instrumento musical, objetos sonoros de qualquer tipo. Computador, hardwares musicais, tipo placas de áudio, controladores midi, pedaleiras, mesa de misturas, microfones, tudo o que acharem pertinente que possa ser usado para produzir som. Amplificador caso tenham. 

FORMADOR O workshop é dirigido por Luís Fernandes, nasceu em setembro de 1976 em Etampes/Paris. Licenciado em Psicologia e especialização em Arte-Terapia, é na música, no cinema documental de autor e na vídeo arte, que encontra a sua realização profissional e pessoal. Em Setembro de 2016 ganha o prémio de “Melhor Montagem / Edição” com o seu Documentário In the Moment no Festival Internacional FigueiraFilmArt, ganha uma “Menção Honrosa” com o vídeo de dança REBIRDS no Concurso Internacional de Vídeo de Dança em Bogotá (Out. 2015) e o prémio do público na exposição de vídeo de dança Body In Focus, Porto, Portugal (Abril 2015). Em 2013 é premiado na categoria de “Melhor Realizador Português” na 5ª edição do Festival Internacional de Vídeo, Performance e Tecnologias “InShadow”com o filme dança A’Mar e o segundo prémio de “Melhor Documentário 2013” no MUSICLIP – Festival Internacional de Música, Artes visuais e Vídeo de Barcelona com o documentário 48Hz Interferências Sonoras. Com mais de 20 anos de percurso musical, é freelancer e já fez parte de projetos musicais, como; os Lupanar, os Bicho de 7 Cabeças, a Companhia de Música Experimental DOOLE(do outro lado do Espalho), Desdobrável (coletivo de música improvisada), a Orquestra de Percussão Tradicional Gigabombos, Cantos do Mar, Odedomindinho, etc. De momento colabora com a Lisbon SoundPainting Orchestra e é fundador do projeto Cine/concerto CACO. Desde 2001 que colabora ativamente em performances transdisciplinares e cria música para dança, seja de origem tradicional/folk do mundo ou contemporânea, destacando do passado o trabalho com a Companhia de Dança Amalgama, os projectos Uxucalhos (Baile Trad. que misturava a banda Chocalhos & No Mazurca Band), o Projeto “Éhora” com participação no Festival Temp d` Image e o Projeto Panda Pá. Mais recentemente, com o projeto “Compota” da coreógrafa Paula Pinto, a peça “Ruído Branco” de Clara Marchana, no projeto a solo de Maria Fonseca, intitulado DENTRO, com produção da Útero, na peça PRETA do ator e bailarino Giovanni Lourenço e em sessões e retiros de contacto improvisação entre outras situações pontuais. É membro efetivo da Cooperativa Glocalmusic, onde se encontra de momento a realizar um filme documentário sobre Arte e Inclusão social, e no passado, foi autor e organizador do Festival de Arte Sonora AURAL. Se pudéssemos definir a sua identidade musical, diríamos que é na música improvisada, experimental, de fusão tradicional portuguesa e do mundo e na arte sonora, juntamente com o filme de autor documental e vídeo arte que encontra as suas paixões. 

Inscrições e informações: www.pedexumbo.com

compota agostinho.jpg

Informações Adicionais

Contacto: 266 732 504 l pedexumbogeral@pedexumbo.com
Organização: PédeXumbo
Apoios: Câmara Municipal de Évora l Direção Geral das Artes l Ministério da Cultura
Preço: 30€
Rua do Eborim - Évora