O Centro Histórico de Évora e as Artes do Trabalho

Horário:
10h às 12h30 | 14h às 17h30 ||| Sábados das 14 às 17h
Inicio do Evento:
06 dezembro
Fim do Evento:
02 julho
Localização:
Convento dos Remédios
​​​​​​​A presente exposição resulta da conjugação da oferta/depósito de três acervos à CME e da sua interpretação analítica.
O ponto de partida foi a coleção Maria José Patronilho, doada ao Arquivo Fotográfico da CME, em 2004, por uma particular. O acervo doado compunha-se de um conjunto de 83 provas fotográficas originais não vindo acompanhado de qualquer identificação. 
A sua observação e descrição meramente arquivísticas revelavam tratar-se um conjunto de imagens de antigos artesãos e oficinas, hipoteticamente localizadas em Évora, para além de 35 imagens com diferente conteúdo. 
Iniciou-se, então, um trabalho de pesquisa exaustiva procurando identificar o autor das fotografias, a sua datação, as personagens e os locais retratados. Os depoimentos orais de antigos artífices, artesãos, proprietários ou de seus familiares, amigos ou vizinhos, permitiram mapear a coleção, identificar algumas das personagens e locais nela representados, bem como o seu autor: o fotógrafo Artur Pastor.
Em 2016, foram doados e/ou depositados na CME dois novos acervos: um fundo documental da antiga Direção​ Regional de Indústria e Energia do Alentejo e a coleção Manuel Sebastião Silva, proveniente do antigo Museu do Marceneiro.
Um e outro acervo permitiram enriquecer o conhecimento de um conjunto de atividades artesanais e de pequenas indústrias existentes, até à década de 1970, no Centro Histórico de Évora, num período de charneira para a história urbana local: o do desaparecimento de antigas oficinas e atividades artesanais existentes, até então, na área intramuros, o da expansão da cidade para fora das muralhas e o do início da terciarização do centro histórico.

DSC_3318.JPG

Informações Adicionais

Org: Câmara Municipal de Évora
Contactos: 266777000 | cme.dcp@cm-evora.pt
Entrada Livre
Av. S. Sebastião