LISBON MUSIC FEST 2017 | ÉVORA

Horário:
22h
Inicio do Evento:
20 julho
Fim do Evento:
05 agosto
Localização:
Praça do Giraldo

​O Lisbon Music Fest - Lisbon International Youth Music Festival é um festival internacional de orquestras, coros, jazz big bands e ensembles de música de câmara, reunindo jovens músicos de todo o mundo. São mais de 25 concertos nas principais salas, auditórios e espaços ao ar livre das cidades de Lisboa, Batalha, Évora, Elvas, Peniche e Belmonte. É esperada uma audiência total superior a 20.000 pessoas.

20 Julho - Kfar Saba Youth Orchestra | Israel

Kfar Saba2.jpg

O Conservatório de Música e Dança de Kfar Saba (Israel) ensina instrumentistas, dançarinos e cantores há sessenta anos. Integra 3.000 estudantes de Kfar Saba, uma cidade com cerca de 100.000 residentes. Os seus alunos participam em diversas actividades culturais em Israel e no estrangeiro e, este Verão, a digressão a Portugal contempla a Kfar Saba Symphonic Band e o Kfar Saba Conservatory String Ensemble. A Kfar Saba Symphonic Band foi criada em 1988 por Samuel Franko, enquanto parte principal da esfera cultural de Kfar Saba. Dirigida por Ofer Ein-Habar, esta banda inclui atualmente 70 jovens músicos de sopros e percussão, tendo-se apresentado em diversas salas de concertos em Israel e no estrangeiro (E.U.A., Canadá, Tailândia, Alemanha, Holanda, Itália, Hungria e Áustria). A Kfar Saba Symphonic Band tem sido distinguida com vários prémios em concursos nacionais e internacionais, bem como merecido elogios por parte do público e de reconhecidos profissionais. Dirigido por Avshalom Sarid (Diretor do Departamento de Cordas do Conservatório de Kfar Saba), o Kfar Saba Conservatory String Ensemble reúne talentosos jovens músicos de cordas, bem como flautistas, um fagotista e um guitarrista, oriundos de Kfar Saba e das pequenas cidades e aldeias circundantes, atuando frequentemente em eventos, cerimónias e concertos.

Programa:
Hino Nacional de Portugal - A Portuguesa
Hino Nacional de Israel - Hatikva
P. Ben-Haim (1897-1984) - Fanfare to Israel
N. Piovani (1946), N. Yariv (arr.) - La Vita è Bella
A. Reed (1921-2005) - 2nd Suite I. Son Montuno II. Tango (Sargasso Serenade) III. Guaracha IV. Paso doble (A la Corrida!)
Canção Tradicional Judaica - My Yiddishe Mommy
Maya Kish e Tamar Karniel, saxofone soprano
L. Bart (1930-1999) - Selection from Oliver!
J. Williams (1932) - Schindler’s List
Avshalom Sarid, violino
W. A Mozart (1756-1791) - Divertimento em Fá Maior, K.138 I. Allegro
U. Bracha - Traditional Spanish-Portuguese Jewish Melody 
A. Vivaldi (1678-1741)Concerto para Cordas em Ré menor, RV123 I. Allegro II. Adagio III. Allegro
N. Shemer (1930-2004), B. Pigovat (arr.) - Jerusalem of Gold


25 Julho - Sutton Youth Orchestra | Inglaterra

Sutton.jpg

Sendo um dos principais parceiros no círculo musical de Sutton, o Serviço de Música de Sutton trabalha com um conjunto de organizações parceiras no sentido de criar todos os tipos de oportunidades para que crianças e jovens no bairro londrino de Sutton possam usufruir de educação musical de elevada qualidade. O Serviço de Música de Sutton disponibiliza professores de instrumento a escolas do ensino básico e secundário; facilita o empréstimo/aluguer de instrumentos musicais em condições acessíveis e gere um conjunto de bandas, orquestras e coros. Os jovens músicos que participam nesta digressão a Portugal têm idades compreendidas entre os 13 e os 19 anos e são provenientes da Sutton Youth Symphony Orchestra, Sutton Youth Wind Orchestra, Young Musicians Orchestra e da Sutton Youth Symphonic Band. Todos os anos, no Verão, o Serviço de Música de Sutton organiza um uma digressão pela Europa, tendo já visitado países como Alemanha, Áustria, Espanha, Itália, Estónia, Holanda, Suíça e República Checa. Os dois agrupamentos que este ano se apresentam pela primeira vez em Portugal são a Sutton Youth Concert Orchestra, dirigida por Phil Aslangul, e a Sutton Youth Concert Band, dirigida por Roger Willey. Sutton é uma frondosa zona suburbana do sul de Londres, que faz fronteira com o condado de Surrey e com os bairros londrinos de Kingston, Croydon e Merton.

Programa: 
L. Bernstein (1918-1990)Gee, Officer Krupkee & Mambo from West Side Story
T. Gilkyson (1916-1999) - The Bare Necessities
N. Rimsky-Korsakov (1844-1908) - Concerto para trombone 
I. Allegro vivace
Hannah Roberts, trombone
Guns N’ Roses - Welcome to the Jungle
W. Wossner (arr.) - Bon Jovi Rock Mix
Queen - Don’t Stop Me Now
J. Vinson (arr.) - The Best of Carole King
Bellini - Samba de Janeiro
J. Wason (arr.) - The Best of Stevie Wonder
J. S. Bach (1685-1750) - Toccata em Ré menor
H. L. Walters (1918-1984) - Hootenanny


28 Julho - Orquestra Estágio Gulbenkian | Portugal

Gilbenkian2.jpg

Lançado em 2013, o Estágio Gulbenkian para Orquestra, sob a direção artística da maestrina Joana Carneiro, promove a experiência orquestral entre jovens instrumentistas portugueses ou residentes em Portugal e auxilia a transição entre a fase final da vida académica e a sua entrada no mundo profissional. Cerca de 80 músicos de talento excecional com idades compreendidas entre os 17 e os 26 anos são escolhidos através de rigorosas provas de seleção realizadas anualmente em vários locais do País. Em 2014, os elementos desta orquestra de jovens tiveram oportunidade de, ao lado da Orquestra Gulbenkian, participar nos concertos de reabertura do Grande Auditório Gulbenkian, realizando igualmente concertos no âmbito do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim, do Festival das Artes de Coimbra e do Festival Jovens Músicos. Desde então, a Orquestra Estágio Gulbenkian – designação que o agrupamento assume em digressão – tem-se apresentado em diversos locais de norte a sul do País, incluindo a Casa da Música, o Teatro Aveirense, o Festival Música de Marvão, o Festival de Música de Paços de Brandão, o Festival Cistermúsica (Alcobaça) e o Lisbon Music Fest. Na presente edição do Estágio, serão selecionados alguns dos participantes para partilhar o palco com elementos da Orquestra do Real Concertgebouw de Amesterdão num concerto que a famosa orquestra holandesa apresentará no Grande Auditório Gulbenkian, a 21 de fevereiro de 2018, no âmbito do projeto Side by Side.

Programa: 
R. Wagner (1813-1883) - Abertura de “Os Mestres Cantores de Nuremberga”
M. Ravel (1875-1937) - Shéhérazade 
I. Asie 
II. La flûte enchantée 
III. L’indifférent
Raquel Camarinha, soprano
P. I. Tchaikovsky (1840-1893) - Abertura-Fantasia “Romeu e Julieta”
R. Strauss (1864-1949) - As Alegres Travessuras de Till Eulenspiegel, Op. 28


5 Agosto - Essex Youth Orchestra | Inglaterra​

Essex.jpg

A Essex Youth Orchestra (EYO) é o principal agrupamento dos Serviços de Música de Essex e celebra o seu 60.º aniversário em 2017. Ano após ano, muitos dos seus jovens artistas, provenientes de Essex, tornam-se músicos profissionais. Robin Browning é o maestro residente da EYO e o reportório da orquestra abrange uma vasta gama de estilos clássicos e compositores, atuando nos mais variados locais em Essex. Jovens instrumentistas de cordas e sopros, oriundos das escolas e colégios de Essex, são selecionados anualmente através de audições públicas, reunindo duas vezes por ano em cursos residenciais nas férias escolares da Páscoa e do Natal. Todos os anos, a EYO realiza digressões europeias nos meses de Verão. A Essex Youth Jazz Orchestra (EYJO) foi formada em 1991 e desde então tem acolhido inúmeros estudantes de Jazz de diferentes escolas de toda a região. Martin Hathaway é o maestro residente da EYJO, com a qual colabora há mais de trinta anos. O reportório interpretado abrange diferentes compositores e géneros musicais, desde os big band standards até obras de compositores modernos e contemporâneos. A orquestra apresenta-se regularmente por todo o condado de Essex, incluindo igrejas, teatros e clubes de jazz. Os jovens músicos são selecionados através de audições públicas, participando assim num projecto que inclui uma série de ensaios, concertos, cursos de curta duração, workshops e digressões.

Programa: 
L. Berio (1925-2003) - Quattro versioni originali della “Ritirata notturna di Madrid”
M. Richter (1966) - On the Nature of Daylight
P. I. Tchaikovsky (1840-1893) - Capriccio Italien, Op. 45
N. Rimsky-Korsakov (1844-1908) - Scheherazade, Op. 35
I. The Sea and Sinbad’s Ship
II. The Legend of the Kalendar Prince
III. The Young Prince and The Young Princess 
IV. Festival at Baghdad



Informações Adicionais

Org: Câmara Municipal de Évora
Integrada na Programação do Festival "Artes à Rua"
Praça do Giraldo