Perguntas Frequentes

A água distribuída é potável?

A água distribuída pelo Município de Évora cumpre com os critérios de qualidade da água destinada ao consumo humano fixadas pelo Decreto-Lei nº 306/2007 de 27 de Agosto, sendo por isso potável.


Como compravam que é potável?

Através da realização de análises à água distribuída pela rede pública. A qualidade da água na torneira do consumidor é analisada de acordo com os parâmetros e a frequência definidos na lei.


Os resultados das análises à água são divulgados?

Sim. Os resultados das análises são divulgados trimestralmente, conforme estipulado na legislação em vigor.

O Município de Évora disponibiliza para consulta pública os Relatórios de Qualidade neste site e nos locais habituais dos Paços do Concelho.

Consulte toda a informação neste link:

http://www.cm-evora.pt/pt/servicos/aguas/Paginas/Controlo-anal%C3%ADtico-da-qualidade-da-%C3%A1gua.aspx


Porque a água da rede pública por vezes cheira/sabe a cloro?

O cloro é um agente bactericida (sob a forma de cloro gasoso ou hipoclorito), adicionado à água na etapa final do seu tratamento de desinfeção.


Porque a água por vezes vem branca?

A cor branca deve-se à existência de ar dissolvido na água. Esta situação é pontual e passageira, mas importa salientar que a água está própria para consumo.


Estou obrigado a efectuar ligação à rede pública de abastecimento de água?

Sim, se existir rede pública de abastecimento de água disponível a menos de 20 metros do limite da propriedade.


Onde deve estar instalado o contador da minha habitação?

As caixas dos contadores são obrigatoriamente instaladas em locais de fácil acesso ao pessoal do Município de Évora, de modo a permitir um trabalho regular da substituição ou reparação no local e que a sua visita e leitura se possam fazer em boas condições, e de acordo com as dimensões e especificações por si veiculadas.

  • Nos edifícios confinantes com a via ou espaços públicos, as caixas dos contadores devem localizar-se no seu interior, na zona de entrada ou em zonas comuns, consoante nele haja um ou mais utilizadores.
  • Nos edifícios com logradouros privados, as caixas dos contadores devem localizar-se no logradouro, junto à zona de entrada contígua com a via pública e com possibilidade de leitura pelo exterior, exceto no Centro Histórico de Évora onde as caixas e/ou tampas não devem ficar nas áreas de entrada, mas no seu interior.


Quais os documentos para requisitar um contador e onde o devo requisitar?

Para requisitar um contador de água é necessário apresentar os seguintes documentos:

  • Doméstico (habitação)
    • Contrato de Arrendamento (original e averbado pelas Finanças), Escritura ou Certidão Compra/Venda;
    • Leitura do contador (caso exista um contador no local);
    • Número de Contribuinte (cópia);
    • Bilhete de Identidade;
    • Custos do Contrato – Consultar Tarifário.
  • Não-doméstico (comércio, indústria e serviços)
    • Contrato de Arrendamento (original e averbado pelas Finanças), Escritura ou Certidão Compra/Venda;
    • Certidão Permanente;
    • Comprovativo da área (m2) das instalações para efeitos de cálculo da tarifa de lixo (cópia da Caderneta Predial, Modelo 1, Licença de Utilização, etc);
    • Número de Contribuinte (cópia);
    • Leitura do contador (caso exista um contador no local);
    • Custos do Contrato – Consultar Tarifário.
  • Obras (construção edifícios)
    • Licença de Construção;
    • Escritura Sociedade (cópia), caso se trate de pessoa coletiva;
    • Bilhete de Identidade;
    • Número de Contribuinte (cópia);
    • Leitura do contador (caso exista um contador no local);
    • Custos do Contrato – Consultar Tarifário;
    • Custos de Instalação do Ramal de Abastecimento – Consultar Tarifário.

Para mais informações aceda ao link:

http://www.cm-evora.pt/pt/servicos/aguas/Paginas/Informacoes-Gerais.aspx


Como e quando é feita a leitura da água?

As leituras dos contadores são efectuadas com uma frequência mínima de duas vezes por ano e com um distanciamento máximo entre duas leituras consecutivas de oito meses. O Município de Évora também disponibiliza aos utilizadores meios alternativos para a comunicação de leituras, nomeadamente o telefone, mensagem eletrónica, serviços postais e atendimento direto.

Para mais informações, aceda a este endereço:

http://www.cm-evora.pt/pt/servicos/aguas/Paginas/Comunicacao-de-leituras-de-agua.aspx


O meu contador está avariado o que faço?

O Município de Évora procede à substituição dos contadores no termo de vida útil destes ou sempre que tenha conhecimento de qualquer anomalia, por razões de exploração e controlo metrológico. No caso de ser necessária a substituição de contadores por motivos de anomalia, exploração e controlo metrológico, a entidade gestora deve avisar o utilizador da data e do período previsível para a intervenção.


Qual o prazo, a forma e o local de pagamento de facturação?

A periodicidade das faturas é mensal e contém os serviços prestados e as respectivas tarifas. O pagamento da fatura de fornecimento de água deve ser efectuada no prazo, na forma e nos locais nela indicados.

Toda a informação aqui:

http://www.cm-evora.pt/pt/servicos/aguas/Documents/Anexo_Contrato_Agua.pdf


Qual a forma de pagamento após a data limite?

O atraso no pagamento, depois de ultrapassada a data limite de pagamento da fatura, permite a cobrança de juros de mora à taxa legal em vigor. O atraso no pagamento da fatura superior a 15 dias, para além da data limite de pagamento, confere ao Município de Évora o direito de proceder à suspensão do serviço do fornecimento de água desde que o utilizador seja notificado, por escrito, com uma antecedência mínima de 20 dias úteis relativamente à data em que venha a ocorrer.

Toda a informação aqui:

http://www.cm-evora.pt/pt/servicos/aguas/Documents/Anexo_Contrato_Agua.pdf


O que fazer se verificar um consumo excessivo na minha fatura?

Quando os clientes detetam um aumento no valor da fatura a primeira suspeita é que uma avaria no contador. Regra geral as avarias conduzem à paragem na contagem ou à redução do volume devido a desgaste do material e folgas que originam passagem de água sem contagem. Poderá contudo existir um erro humano no registo e portanto é sempre necessário verificar se a contagem que está na fatura é idêntica à registada no contador. Se o contador está sempre a contar é necessário verificar se existe alguma fuga de água na habitação. Na maior parte dos casos estas fugas de água ocorrem através dos autoclismos ou em canalizações enterradas. Quando o contador continua a contar mesmo com as torneiras fechadas deve-se chamar um canalizador para fazer a reparação ou pesquisar o local exato da fuga de água e posteriormente colocar a canalização à vista e reparar.​


Em que situações pode a entidade gestora interromper o meu abastecimento de águas?

O Município de Évora pode suspender o abastecimento de água nos seguintes casos:

  • Deterioração na qualidade da água distribuída ou previsão da sai ocorrência iminente;
  • Trabalhos de reparação, reabilitação ou substituição de ramais de ligação, quando não seja possível recorrer a ligações temporárias;
  • Trabalhos de reparação, reabilitação ou substituição do sistema público ou dos sistemas prediais, sempre que exijam essa suspensão;
  • Casos fortuitos ou de força maior;
  • Determinação por parte da autoridade de saúde e/ou da autoridade competente;
  • Quando o utilizador não seja titular do contrato e não mostre evidências de estar autorizado pelo mesmo a utilizar o serviço;
  • Quando não seja possível o acesso ao sistema predial para inspeção ou seja efetuada inspeção que detete irregularidades que motivem a necessidade de suspensão;
  • Mora no pagamento;
  • Recusa de acesso para inspeção das redes, leitura, verificação ou substituição do cotador;
  • Quando se detetar viciação do contador ou meios fraudulentos de consumo de água;
  • Modificação das redes prediais que alterem condições de fornecimento;
  • Deteção de ligações clandestinas ao sistema público.


Onde posso encontrar informação sobre sistemas de água e esgotos no concelho?

Toda a informação pode ser consultada no site da Câmara Municipal de Évora em www.cm-evora.pt.

Aqui tem um link direto para as questões da água: http://www.cm-evora.pt/pt/servicos/a​guas.​


Rompeu-se um cano na minha casa. Posso não pagar essa água?

Existindo uma fuga de água na habitação terá sempre de fazer o pagamento da água que é registada no contador, contudo poderá beneficiar da redução no valor da fatura participando atempadamente a existência de rotura na habitação e apresentando evidências sobre tal ocorrência. Pode beneficiar da seguinte forma:

  • Aplicando ao consumo registado a tarifa correspondente ao consumo médio;
  • Retirando do valor da fatura o excesso que seria cobrado em termos de saneamento e resíduos sólidos, desde que a água perdida não entre na rede de saneamento.


Os serviços de águas dispõem de regulamentos de serviço? Onde os posso consultar?

Sim, os serviços de água dispõem de regulamentos de serviço. Estão disponíveis no site da Câmara, mais diretamente neste endereço:

http://www.cm-evora.pt/pt/site-municipio/atividademunicipio/Regulamentos/Documents/regulamento-servico-publico-abastecimento-agua.pdf


Detetei uma rutura na via pública, o que faço?

Se detetou uma rutura na via pública, deve comunicar para um destes contactos:

800 206 405 ou 266 777 127 ou 266 777 150


Como são tratadas as águas residuais? Qual o destino das águas após o tratamento?

O tratamento de águas residuais das áreas urbanas do Concelho de Évora assenta em sistemas autónomos de drenagem que conduzem a ETAR's, os quais estão sob ges tão das Águas do Centro Alentejo.

Existem, no total, 15 sistemas de tratamento sendo 13 ETAR's e 2 Fossas Sépticas.

Os processos de tratamento variam segundo as características da água bem como segundo os volumes, as condicionantes locais e necessidades existentes nas diferentes áreas urbanas.

No concelho são usados os seguintes processos: Lamas ativadas, Lagoas de Estabilização e Fossa séptica com/sem órgão complementar.

A ETAR de Évora é do tipo Lamas ativadas.

As povoações rurais dispõem de diversos sistemas de tratamento, sendo os processos mais vulgares as lagoas de estabilização e lamas ativadas.

Toda a informação pode ser consultada aqui:

http://www.cm-evora.pt/pt/servicos/aguas/Paginas/Aguas-Residuais.aspx