04 maio 2016

Evora Cãovida

​A Câmara Municipal de Évora está a desenvolver com várias instituições públicas e privadas, o projeto “Cãovida”, que visa promover a posse responsável e o combate à sobrepopulação de cães e gatos no concelho de Évora em benefício da saúde pública do município. 

O projeto Évora “Cãovida” propõe-se convocar todos os munícipes para práticas de coparticipação em ações comunitárias de saúde, social e de cidadania.

Ações a decorrer

Visitas semanais ao Estabelecimento Prisional de Évora com o intuito de melhorar a qualidade do tempo do recluso, pela interação com o animal e com pessoas exteriores ao seu meio, e simultaneamente promover o bem-estar do animal.

caovida-prisao.jpg

Ações previstas

​Programa “Esterilizar Solidário”
Este programa dirige-se à população comprovadamente carenciada em termos económicos e irá desenvolver-se em três momentos ao longo do ano, estando prevista a realização de 100 intervenções cirúrgicas (cães e gatos) no Hospital Veterinário da Universidade de Évora em conjunto com a Associação para a Redução Populacional e Abandono.

Sessões de t​reino canino
Agendamento de sessões de treino canino na área geográfica de cada junta de freguesia, visando promover regras de convivência entre o cão, a família e o meio onde habitam. Procura-se assim reforçar o vínculo entre o animal e o seu dono, contribuindo desta forma para a redução do abandono.

Campanha contra dejetos caninos na via pública
O combate aos dejetos caninos na via pública irá ser desenvolvido através de várias ações em conjunto com as juntas de freguesia, sendo atualmente um problema de saúde pública, com um impacto negativo na imagem da cidade.

​Org.: Câmara Municipal de Évora, juntas de freguesia, Associação de Estudantes de Medicina Veterinária da Universidade de Évora, ​Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central e outros profissionais da área, escolas, faculdades, empresas, associações, grupos cívicos e religiosos.