04 maio 2016

​Centro de Recolha Oficial (CRO) Canil|Gatil Municipal

Centro de Recolha Oficial (C.R.O) - Canil/Gatil Municipal

​​O Centro de Recolha Oficial (C.R.O) - Canil/Gatil Municipal é o local de recolha oficial de animais vadios ou errantes e de cães e gatos entregues pelos detentores, cuja direção é da responsabilidade do Médico Veterinário Municipal. A atuação dos serviços do C.R.O é ampla, integrando, campanhas e ações incluídas no Programa Nacional de Luta e Vigilância Epidemiológica da Raiva Animal e outras Zoonoses determinadas pela Direção Geral de Veterinária, a promoção e fiscalização de medidas sanitárias e de bem-estar animal,  a promoção de adoção responsável, assim como a informação às populações de todas as regras para a detenção de animais de companhia.


Encaminhamento logístico de cães perdidos e achados 
Caso o seu animal desapareça contacte-nos, fornecendo todas as características que permitam a sua identificação, assim como o local do seu desaparecimento.
Caso o seu animal seja encontrado iremos contactá-lo de imediato. 
Caso encontre um animal, contacte-nos. Iremos verificar se o animal tem microchip e cruzaremos os dados com os animais perdidos.

​Recolha de animais vadios ou errantes na via publica e espaços públicos 
No âmbito da defesa da saúde pública, da integridade física de pessoas e animais, e do meio ambiente o C.R.O -Canil/gatil municipal, recolhe cães e gatos vadios ou errantes.
Estes animais são muitas vezes responsáveis por insegurança e falta de tranquilidade nos espaços públicos, o que toma proporções especialmente alarmantes quando se encontram envolvidos crianças e idosos.

Recolha e Receção de Canídeos e Felídeos
Se depois de muito pensar na situação, decidiu que não pode continuar a cuidar do seu animal, não o abandone! O C.R.O - Canil/Gatil Municipal recebe-o, e caso se trate de um animal saudável, e dependendo da nossa disponibilidade de espaço, é inserido no Programa Adota-me! 
O C.R.O pode ainda fazer a recolha do seu cão ou gato no domicilio, mediante o pagamento de uma taxa.
Se o seu animal se encontra gravemente doente, o C.R.O recebe-o para eutanásia.

Recolha/Receção de animais suspeitos de raiva para sequestro. 
Todos os animais suscetíveis à raiva agressores, são considerados suspeitos de raiva, e devem ser objeto de observação médico-veterinária obrigatória imediata seguida de um período de sequestro durante pelo menos 15 dias. Assim obrigatoria​mente o mesmo deve ser recolhido para o C.R.O -Canil- Gatil Municipal para observação médico-veterinária e sequestro

Encaminhamento de cadáveres 
C.R.O. - Canil/Gatil Municipal recebe ou recolhe cadáveres de cães e gatos mediante o pagamento de uma taxa, encaminhando-os para  incineração em unidades licenciadas.


​​Contactos

Centro de Recolha Oficial - Canil/Gatil Municipal 
Morada: Parque de Máquinas da Câmara - Horta das F​igueiras (nas Traseiras do Paga Pouco)
Telefone: 266 777 182
Horário de funcionamento: dias úteis, das 8h-12h e das 13h-16h

​​facebook logo.jpg