Pagamento Móvel

Serviço que permite o pagamento do estacionamento na via pública através do telemóvel

​​​​O que é?

É um serviço que permite o pagamento do estacionamento na via pública através do telemóvel, tendo sido especificamente desenhado para respond​er às necessidades como pagamento de estacionamentos sem hora de fim definida, pagamento por valor, por tempo, por hora de fim e em diferentes zonas, entre outras especificidades. 
Proporciona-lhe uma forma de pagamento dos estacionamentos simples e alternativa, com autonomia e comodidade acrescidas, ao permitir o pagamento em qualquer local e a qualquer hora. 
É independente do nível de sofisticação tecnológica do seu telemóvel, já que este serviço foi pensado para ser utilizado por todos nós. Apenas tem de escolher a forma mais conveniente para si: SMS, Site Móvel ou aplicação nativa móvel para iOS e Android, e comece já a pagar os seus estacionamentos!

Vantagens em utilizar este serviço


  • Mais alternativas de pagamento. Não necessita de se preocupar com o facto de não ter moedas.
  • Maior autonomia e comodidade. Não tem de prever quanto tempo vai demorar. Paga e prolonga o estacionamento remotamente.
  • ​Melhor controlo do período de estacionamento. Antes que o estacionamento expire recebe uma mensagem no seu dispositivo móvel a alertá-lo do aproximar do seu fim. 
  • Diminuição de multas por transgressões. Pague o seu estacionamento a meio de uma reunião, de um filme ou de um passeio.
  • Gestão Online do serviço de estacionamento. Insira/atualize os seus dados, visualize o histórico dos seus estacionamentos e carregue o saldo da sua carteira virtual.
  • Obtenção de recibos de estacionamento através do siteObtenção de recibos de estacionamento através do site. Comodamente consulte online os seus comprovativos de pagamentos de estacionamento.
 

Como utilizar este serviço:

 
Pagamento do estacionamento
O serviço disponibiliza duas formas distintas de proceder ao pagamento do estacionamento, via débito na sua conta bancária (modelo transacional) ou através de um pré-carregamento de uma carteira virtual exclusiva para pagamento dos seus estacionamentos. 

1. Débito em conta
Esta modalidade de pagamento tem por base o serviço MB Phone que permite o pagamento de serviços de baixo valor através da associação da sua conta bancária ao seu número de telemóvel.
Quando efetua o registo no serviço MB Phone, recebe um telecódigo único e pessoal que servirá de autenticação para o pedido de estacionamento e respetivo pagamento em tempo real. O estacionamento encontra-se válido quando receber uma mensagem de confirmação.
Esta modalidade de pagamento pode ser utilizada sem que esteja registado no Portal do Cliente.
Mais informações sobre o serviço MB Phone nas FAQ do serviço. 

2. Carteira Virtual
A carteira virtual é uma modalidade de pagamento que lhe permite carregar uma conta através de cartão de crédito e utilizar o seu saldo para efetuar os seus pagamentos de estacionamento. Sempre que proceder ao pagamento de um estacionamento será verificada a existência de saldo e atualizado o mesmo no final do estacionamento.

Esta forma de pagamento requer que se registe no Portal do Cliente. 

Para efetuar o pagamento, independentemente da modalidade, deverá inserir os seus dados como matrícula e zona, optar pela forma de proceder ao pagamento e indicar se pretende pagar por valor, por tempo, pela hora de fim ou sem tempo definido. 

Canais de Acesso

Existem três canais de acesso para efetuar o seu pagamento, SMS, Web Móvel e Aplicações Móveis (disponíveis para IOS e Android). 
1. SMS
Envie um simples SMS e pague o seu estacionamento de forma simples e rápida. 
2. Web Móvel​
Se não possui um dispositivo Android ou iOS, aceda ao site móvel e pague o seu estacionamento no browser do telemóvel. 
3. Aplicações Móveis
Descarregue a aplicação Android aqui
Descarregue a aplicação iOS aqui​
 

​Zonas de estacionamento tarifado


No Centro Histórico de Évora são definidas VIII zonas de estacionamento de duração limitada, delas fazendo parte integrante as ruas que as delimitam, à excepção da circular às muralhas.
Para visualizar o mapa consulte-o em baixo, nos documentos associados.

Relativamente às ruas que fazem o limite da zonas deverá confirmar no autocolante lateral instalado no parquímetro a qual zona a mesma pertence.


Perguntas frequentes


1. Não possuo internet no telemóvel. Posso utilizar o serviço?
Sim. Caso não tenha acesso a rede de dados, poderá utilizar o canal de acesso SMS para efetuar o pagamento do seu estacionamento.

2. Se pretender fazer o pagamento por SMS, o mesmo é cobrado?
Sim, é cobrado de acordo com o seu tarifário.

3. Como posso acionar o serviço de alertas de proximidade de fim de estacionamento?
Para acionar o serviço de alertas deverá autenticar-se no site do serviço e subscrever os mesmos na Área de Cliente designada "Os meus alertas". Pode subscrever um alerta por SMS de proximidade de fim de estacionamento (10 minutos antes) e/ou alerta por SMS de fim de período de estacionamento

4. Posso prolongar um estacionamento?
Sim. Sempre que verifique que o seu estacionamento vai expirar antes de ter oportunidade de retirar o veículo, poderá pedir um prolongamento do mesmo.

5. Posso ter mais do que um estacionamento ativo?
Não existe limitação no número de estacionamentos, no entanto, para a mesma viatura apenas poderá ter um estacionamento ativo. Para viaturas diferentes pode ter vários estacionamentos ativos.

6. Tentei descarregar a aplicação Android no Play Store e não consegui utilizar a mesma. Que versões do sistema operativo Android são suportadas?
A aplicação do serviço para Android está disponível para a versão 2.1 ou superiores.

7. Tentei descarregar a aplicação iOS na App Store e não consegui utilizar a mesma. Que versões do sistema operativo iOS são suportadas?
A aplicação do serviço para iOS está disponível para a versão 5.1 ou superior (iPhone 3GS, 4, 4S, 5 ou iPod Touch). Se possui um dos dispositivos referidos, deverá atualizar o seu software antes de proceder à instalação.

8. O que é o serviço MB Phone e como posso aderir?
O MBPhone é um serviço de adesão voluntária e gratuita para efetuar pagamentos de serviços. É possível aderir em qualquer terminal multibanco, bastando para tal possuir um número de telemóvel válido.
Para aderir deverá dirigir-se a um Multibanco, introduzir o seu cartão de débito e seguir os passos seguintes:
- Selecionar o menu "Outras operações"
- Selecionar a opção "MB PHONE"
- Definir o seu Telecódigo (Código pessoal de segurança necessário para efetuar qualquer operação no telemóvel)
- Confirmar os dados

Caso pretenda associar uma conta do Banco Espírito Santo ou do Banco Santo dos Açores, deverá efetuar a adesão ao serviço contactando o serviço BESdireto, através do número 707 247 365.
Caso pretenda associar uma conta do Millenium BCP deverá efetuar a adesão ao serviço contactando o serviço de atendimento ao cliente do Banco, ou utilizar o reencaminhamento para esta linha através do 12980 opção 3.
Para estes Bancos a associação via Multibanco não se encontra disponível.
Para mais informações sobre ​o serviço MB Phone, clique aqui​

9. Como sei se o pagamento do estacionamento foi efetuado?
Apenas tem um título de estacionamento válido quando rece​ber uma notificação de confirmação.

10. Não deixo o título no veículo. Como sabem que tenho o estacionamento ativo?
Apesar de não ter um título impresso visível na sua viatura, a fiscalização possui no sistema a informação relativa ao seu estacionamento.

11. Pretendo fazer um estacionamento por tempo indefinido e não estou a conseguir, como devo proceder?
Por questões de segurança, se não se encontra autenticado apenas pode fazer pagamentos por tempo definido, ou seja, por valor, por duração ou por hora de fim definida. Se estiver autenticado, volte a tentar, e se a situação persistir contacte o serviço de suporte da entidade de estacionamento.
12. São 15h e fiz um estacionamento por duração de 20 minutos, mas quando recebi a mensagem de confirmação indicava que o estacionamento estava ativo até as 15h30. Porquê?
O Pagamento Móvel de Estacionamento reflete exatamente as mesmas frações que estão disponíveis pela entidade de estacionamento. Neste caso a entidade apenas permite frações de 15 minutos, pelo que não nos é possível cobrar apenas o tempo que indicou. Verifique as tarifas desta entidade aqui.

13. Se fizer o pagamento de um estacionamento que ultrapassa o horário de estacionamento pago desse dia restituem-me o montante que excede?
Não. Se fizer um pagamento que ultrapassa o período de estacionamento pago desse dia, o montante restante passa automaticamente para o dia seguinte.