Câmara Municipal

Composição do Executivo Municipal e horários de atendimento dos eleitos

​​​​EXECUTIVO MUNICIPAL

A Câmara Municipal é constituída por um Presidente e por Vereadores, um dos quais designado Vice-Presidente e é o órgão executivo colegial do município, eleito pelos cidad​ãos eleitores recenseados na sua área (Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro, retificada lei n.º 9/2002, de 05 de Março).



ELEITOS COM PELOUROS


​​​Presidente da Câmara
Carlos Manuel Rodrigues Pinto de Sá (CDU)



​Pelouros:

- Coordenação

- Apoio à Presidência e Vereação

- Relações Institucionais externas e com a Assembleia Municipal

- Administração Geral, Financeira e Pessoal

- Desenvolvimento Económico

- Área Jurídica e Auditoria

- Segurança Pública

- Comunicação e Relações Públicas


Atendimento: Todas as 5as feiras, das 16h00 às 19h00 e após as Reuniões Públicas de Câmara, das 18h30 às 19h00

Contactospresidencia@mail.evora.net​ | 266 777000​

Nota biográfica:

Nascido a 10 de Janei​ro de 1958, em Montemor-o-Novo.

Habilitações literárias: Bacharel em Ciências Sociais; Licenciado e Mestre em Economia​

Carreira profissional: Professor Assistente do Departamento de Economia da Universidade de Évora, áreas de Política Económica, História do Pensamento Económico e Economia da Integração Europeia. Trabalhos publicados em domínios como a organização da atividade económica e o emprego, a organização e o financiamento do Poder Local, a regionalização

Cargos políticos: Presidente da Câmara Municipal de Évora; Membro do Conselho Geral da Associação de Municípios Portugueses; Membro do Conselho Nacional da Água; ​Membro do Comité das Regiões da União Europeia​




Vice-Presidente
João Manuel da Horta Rodrigues (CDU)


Pelouros:

- Relações com as Freguesias

​- Serviços Operacionais

- Obras Municipais e Fiscalização de obras

- Abastecimento de Água e Saneamento

- Higiene Pública

- Mobilidade

- Veterinário Municipal

- Proteção Civil

Atendimento: Todas as 5as feiras, das 16h00 às 19h00 e após as Reuniões Públicas de Câmara, das 18h30 às 19h00

Contactospresidencia@mail.evora.net​ | 266 777000​

Nota biográfica:​

Nascido a 10 de Outubro de 1956

Habilitações literárias: licenciatura em Organização e Gestão de Empresa – GESTÃO

Especialização – Auditoria Financeira; Finanças

Carreira Profissional – TOC e Gestor​

Cargos Políticos – Presidente Junta Freguesia de Torre de Coelheiros de 1979 a 2013; Vice-Presidente da Mesa do Concelho Geral da ANAFRE de 2010 a 2013; Vereador da Camara Municipal de Évora desde Outubro de 2013

Cargos Associativos: Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Casa do Povo de Torre de Coelheiros; Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Grupo Desportivo Cultural e Recreativo de Torre de Coelheiros



Vereadora
Sara Luísa Dimas Fernandes (CDU)

sara-fernandes.jpg


Pelouros:

- Educação e Intervenção social

- Évora Cidade Educadora

- Juventude e Desporto

- Saúde

- Ambiente

- Modernização Organizacional


Atendimento: Todas as 5as feiras, das 16h00 às 19h00 e após as Reuniões Públicas de Câmara, das 18h30 às 19h00

Contactospresidencia@mail.evora.net​ | 266 777000​


Nota Biográfica

Nascida a 20 de Março de 1968 em Lisboa.

Habilitações literárias: Licenciada em Análise Matemática, Mestre em Mecânica e Física Matemática e Doutorada em Matemática pelo Instituto Superior Técnico.

Carreira profissional: Professora Universitária, Investigadora activa na área de Matemática/Sistemas dinâmicos. Teve a seu cargo a orientação de vários alunos de Doutoramento, de Mestrado e de Bolsas de Introdução à Investigação. Publica regularmente em revistas internacionais de Matemática e Aplicações. Participou activamente na vida institucional da Universidade de Évora, tendo pertencido aos mais variados órgãos científicos e de gestão da Instituição: Assembleia, Senado, Directora do Departamento de Matemática, Directora de Curso de Mestrado e Licenciatura, Conselho Pedagógico, Conselho Científico da Escola de Ciências e Tecnologia, entre outros.

Cargos políticos e associativos: Activista do Movimento Estudantil durante o Ensino Secundário em Lisboa, dirigente Sindical e coordenadora do Departamento de Ensino Superior do SPZS, dirigente em vários órgãos do Movimento Associativo em Évora: Aminata, CORUE, Centro Infantil Irene Lisboa. Membro da Assembleia de Freguesia da Malagueira.



Vereador
Eduardo Jorge Pratas Fernandes Luciano (CDU)





​Pelouros

- Ordenamento do Território e Reabilitação Urbana

- Gestão Urbanística e Obras Particulares

- Cultura, Património, Centro Histórico e Promoção Turística

- Fiscalização Municipal


Atendimento: Todas as 5as feiras, das 16h00 às 19h00 e após as Reuniões Públicas de Câmara, das 18h30 às 19h00

Contactospresidencia@mail.evora.net​ | 266 777000​




ELEITOS SEM PELOUR​OS



Vereadora

Elsa Rute Fernandes Teigão (PS)


vereadora-elsa-teigao.jpg


Atendimento: Todas as quartas-feiras, das 10h30 às 13h00

Contactoselsa.teigao@cm-evora.pt | 266 777 000





Nota Biográfica

Nascida a 10 de fevereiro de 1967, em Évora.

Habilitações literárias: Bacharel em Educação de Infância (Curso do Magistério Primário), licenciatura em Educação – Variante Animação Sócio-cultural

Especialização – Desenvolvimento Local

Carreira Profissional – Iniciou as suas funções no estado e 19 de janeiro de 1989, sendo atualmente técnica Superior no Ministério da Educação. Na Direção Regional de Educação do Alentejo, exerceu o cargo de Chefe de Equipa equiparada a Diretora de Serviços de Recursos Humanos e de Modernização Administrativa, foi Coordenadora do Gabinete de Apoio ao Diretor Regional de Educação, Representante Regional do Programa Integrado de Educação e Formação, exerceu funções no âmbito do NLI's – Núcleo Local de Inserção, CLAS – Conselho Local de Ação Social, PCA – Percursos Curriculares Alternativos, Ensino Articulado e Ação Social Escolar. Desempenhou funções de assessoria ao Diretor Regional de Educação do Alentejo. Na Delegação Regional de Évora do IPJ desempenhou funções técnico-pedagogicas, foi responsável pelo programa europeu Juventude para a Europa, exerceu funções de Coordenadora do Gabinete de Programas e Associativismo IPJ, de Coordenadora da Formação Pedagógica e prestou assessoria ao Delegado Regional da Juventude de Évora.No Projeto de Luta Contra a Pobreza do Alandroal, esteve como responsável pela Área da Educação, nomeadamente como Coordenadora do Centro de Estudos do Concelho do Alandroal, entre outros.

Desempenhou funções enquanto Educadora de Infância em diversos estabelecimentos da Rede Publica no distrito de Évora, nomeadamente, Vila Viçosa, Azaruja, Viana do Alentejo, Reguengos de Monsaraz, S. Marcos do Campo, Mourão, Luz, Baldio, Hortinhas.

Cargos Políticos – Presidente da Concelhia do Partido Socialista em Évora, dirigente Distrital na Comissão Politica Distrital da Federação do PS de Évora, dirigente Nacional do PS (na Comissão Nacional do partido Socialista).

Cargos Associativos - É vogal da Direção da Associação Portuguesa para a Qualidade de Vida, foi Presidente da Federação das Associações de Pais e Encarregados de Educação de Évora, membro fundador e vogal do Conselho Fiscal da Associação ECO Humanus, membro fundador da Comissão Distrital de Luta Contra a Sida de Évora, pertence ao grupo de Marchas de S. Miguel de Machede, foi membro da Tuna Académica do Liceu de Évora.



​Vereador​

António Francisco Costa da Silva (PSD)


COSTADASILVA.jpg

Atendimento: Todas as segundas feiras, das 17h30 às 19h00

Contactosantonio.silva@cm-evora.pt | 266 777 000


Nota Biográfica
Nascido a 23 de novembro de 1968.
Habilitações literárias: Licenciatura em Economia (1987/92) e Pós-Graduação em Administração Pública e Desenvolvimento Regional na Perspetiva das Comunidades Europeias (1993/94), ambas pela Universidade de Évora.

Carreira profissional: Março de 2010 e outubro de 2015: Vogal Executivo da Comissão Diretiva, do PO – Programa Operacional do Alentejo (ALENTEJO 2020); Vogal Executivo da Comissão Diretiva, do PO – Programa Operacional do Alentejo (INALENTEJO); Março de 2010 e março 2012, Secretário Técnico da Unidade de fatores de Competitividade, do PO – Programa Operacional do Alentejo (INALENTEJO); De Outubro de 2005 a março 2011: Consultor, com responsabilidades na área financeira, na realização de projetos de investimento, avaliação de programas e projetos candidatos a fundos comunitários e nacionais e estudos de caracterização socioeconómica e de análise prospetiva; Formador e Tutor no âmbito do INOVJOVEM (realização de estágios profissionais em PME, de jovens com uma qualificação superior em áreas de educação e formação relevantes para a inovação e a gestão de empresas - Associação Vasco da Gama/Instituto Politécnico de Beja); Sócio – Gerente da empresa Costa da Silva & Fernando Travassos – Consultores Associados, Lda; Entre 1996 e 2001: Sócio – Gerente da empresa Ideias & Investimentos – Consultoria em Economia e Gestão, Lda;  Sócio – Gerente da Empresa URBERECICLAR – Reciclagem de Resíduos Sólidos Urbanos, Lda; Sócio – Gerente da Empresa Casas e Montes, Lda; Gerente da Empresa Aquemtejo, Lda; Diretor Financeiro da Empresa Terras do Cante – Viagens e Turismo, SA; de 1992 a 2001: Consultor, com responsabilidades na área financeira, na realização de projetos de investimento, avaliação de programas e projetos candidatos a fundos comunitários e nacionais e estudos de caracterização socioeconómica; Formador e coordenador de ações de formação profissional. Projetos em que participou: Consultor do CRIA - Comissão Técnica para a Reestruturação, Inovação e Alternativas no Concelho de Aljustrel - Apoio a projetos de investimento locais de ex-trabalhadores das Pirites Alentejanas, S.A. (1996 e 1997), através do Ministério da Economia; Coautor de um estudo de Análise Prospetiva da Evolução Socioeconómica do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e de Novas Profissões e Necessidades de Qualificação, para a Associação Vicentina no âmbito o programa YOUTHSTART. (2000/1); Coautor de um estudo de Análise Prospetiva da Evolução Socioeconómica da Zona de Intervenção da ESDIME, documento suporte à Candidatura para Gestão do PRODER Eixo 3 – 2008.

Cargos políticos e Associativos: Desde outubro de 2017, Vereador do PSD na Câmara municipal de Évora; desde outubro de 2015, Deputado do PSD à Assembleia da República eleito pelo círculo eleitoral de Évora. Comissões Parlamentares a que pertence: Comissão de Assuntos Europeus; Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas [Coordenador GPPSD]; Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto [Suplente]; Outubro de 2005 e março 2009, Vereador da Câmara Municipal de Viana do Alentejo; Vice-Presidente da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Alentejo (outubro 2003 - setembro 2005); Conselheiro no CNE – Conselho Nacional de Educação – 2003-2005; Conselheiro no IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional – Delegação do Alentejo - 2003-2005; Representante na Região de Turismo de Évora do Secretário de Estado de Turismo – 2001-2003; Cargos Associativos: Julho de 1992 a setembro de 2001, Diretor da Associação Terras Dentro – responsável financeiro e apoio técnico à elaboração de candidaturas ao abrigo dos seguintes programas: POEFDS – Eixo 1 e 5; Por Alentejo – Eixo 1 e 3; Ser Criança; Iniciativa Comunitária EQUAL; Leonardo da Vinci; PO da Cultura, entre outros.


Vereador

João Leocádio Correia Ricardo (PS)


vereador-joao-ricardo.jpg

Atendimento: Todas as quartas-feiras, das 10h30 às 13h00

Contactosjoao.ricardo@cm-evora.pt | 266 777 000


 



Nota biográfica

Nascido a 6 de maio de 1955.

Habilitações Literárias: Licenciado em Sociologia pela Universidade de Évora
Carreira Profissional: Exerce atualmente o cargo de Vice-Coordenador Regional do Alentejo na Comissão de Recursos (IEFP-IP); Foi Diretor do Centro de Emprego de Montemor O Novo. Integrou os grupos de trabalho da Rede Regional Para o Emprego do Litoral Alentejano, do Pacto Territorial Para o Emprego do Norte Alentejano e Grupo de trabalho de Projectos de Luta Contra a Pobreza; De 1997 a 2000, exerceu o cargo de Coordenador Regional do Núcleo da Colocação na Delegação Regional do Alentejo do IEFP IP. F; Formador interno IEFP:IP, foi representante do IEFP.IP - Delegação Regional do Alentejo nas Comissões Mistas de Acompanhamento no âmbito da Protecção no Desemprego e Membro da Comissão de Acompanhamento do Projecto Iniciativa Piloto Promoção Emprego no Alentejo; 1986/97 foi Técnico de Emprego, no Centro de Emprego de Évora, onde também exerceu funções como membro da equipa dos SVIP (Serviço de Verificação Incapacidades Permanentes); Em 1979 trabalhou na Comissão de Coordenação da Região Alentejo, onde exerceu funções de Auxiliar Técnico e colaborador do Núcleo de Coordenação Regional dos Gabinetes de Apoio Técnico (GAT’S); Em 1978 exerceu funções de atendimento e acolhimento do público nos Serviços Médico-Sociais do Alentejo/Posto Médico de Azaruja; Em 1977/78 exerceu funções de Calculador, na Comissão de Planeamento da Região do Sul onde participou no estudo; “Repartição do Rendimento pela População Ativa”; Iniciou a sua experiência profissional em 1975 ao serviço de empresas familiares nas áreas de: Fabricação e Preparação de Cortiças, Construção Civil, Carpintaria e Serralharia Civil, exercendo funções de Escritório, vendas e participado na respetiva gestão entre 1975 e 1977.

Cargos políticos e Associativos: Autarca desde 1991, Presidente de Junta de Freguesia de S. Bento do Mato-Azaruja, desde 1998 até 2013, foi deputado Municipal desde 1998, foi Membro do Conselho Municipal de Segurança de Évora, Membro da Comissão Municipal Defesa da Floresta Contra Incêndios, Vice-Presidente da Associação de Freguesias do Concelho de Évora, Presidente da Assembleia Geral da Cooperativa Operária de Consumo Azarujense, Co-fundador da Associação de Desenvolvimento e Solidariedade de Azaruja, dirigente Desportivo, Presidente do Grupo União e Recreio Azarujense, ator de teatro amador, elemento de grupo  musical, membro de várias comissões de festas. Membro da 1ª Comissão de Moradores de Azaruja.



​​