07 abril 2020

Universidade de Évora realiza testes à COVID-19

A Universidade de Évora (UÉ) vai começar a realizar testes à COVID-19, estimando-se que possam ser efetuados até 300 testes por dia. O objetivo é aumentar a capacidade de resposta do Sistema Nacional de Saúde, apoiando quer o Hospital do Espírito Santo (HESE), em Évora, quer instituições de apoio a idosos da região.

A recolha das amostras será da responsabilidade da Escola de Enfermagem São João de Deus, ficando a realização dos testes a cargo de uma equipa de professores e investigadores da UÉ do Laboratório de Biologia Molecular, Laboratório de Microbiologia do Solo e Laboratório de Virologia Vegetal do MED, do Departamento de Fitotecnia e do Departamento de Química da Escola de Ciências e Tecnologia e do Laboratório HERCULES.

Com este aumento do número de testes efetuados, fica assegurado o aumento da capacidade de resposta da região em termos de cobertura da população relativamente ao despiste da COVID-19. Esta ação resulta da coordenação de esforços entre a UÉ, HESE e Administração Regional de Saúde do Alentejo (ARSA).