Projeto Educativo Local (PEL)

PEL_banner639.jpg
​O PEL é …

  • Um diagnóstico da oferta educativa do concelho. Constitui-se como “mapa educativo” e repositório da oferta e projetos educativos do concelho, materializado numa plataforma online dinâmica e de fácil consulta;
  • Um instrumento de planeamento estratégico. Fórum de auscultação da população e dos agentes locais que permitirá uma definição e planificação das políticas educativas municipais;
  • Um projeto participativo e colaborativo, com todos e para todos. Espaço de carácter transversal, de articulação e ação conjunta entre o município, a população e os diversos agentes locais;
  • Uma resposta a necessidades concretas da população. Base para trabalhar a educação como algo intrínseco à cidade, conhecer e potenciar a identidade educadora do concelho e, desta forma, melhorar a qualidade das ofertas educativas;
  • Um veículo de fomento da coesão social. Promotor do princípio da universalidade e igualdade do acesso à cultura e educação;
  • Um projeto de transformação social. Vetor de transmissão de uma visão integrada da cidade e da sociedade, potenciador e facilitador da apropriação do espaço público pelos cidadãos, tanto nos seus aspetos educativos como sociais;
  • O instrumento de efetivação da Carta de Princípios das Cidades Educadoras.​

Poderá regi​star-se​ e receber a newsletter Évora Cidade Educadora, com muitas informações sobre o Projeto Educativo Local.

imagemNewsletter.jpg 


LogoEvoraCidadeEducadora.jpg


 

 

Artes Plásticashttp://www.cm-evora.pt/pt/site-viver/Educacao/Projeto-Educativo-Local-(PEL)/Paginas/Artes-Plásticas.aspxArtes Plásticas(AECS) | Criatividade Individual; Descoberta do Mundo; Consciência Corporal e Coordenação Motora.
Atividade Física e Desportiva (AFD)http://www.cm-evora.pt/pt/site-viver/Educacao/Projeto-Educativo-Local-(PEL)/Paginas/Atividade-Física-e-Desportiva-(AFD).aspxAtividade Física e Desportiva (AFD)(AECS) | Educação Psicomotora; Aquisição de Regras e Normas Competitivas; Prática Desportiva; Estilo de Vida Saudável.
Brincar, Aprender e Crescer (BAC)http://www.cm-evora.pt/pt/site-viver/Educacao/Projeto-Educativo-Local-(PEL)/Paginas/Brincar,-Aprender-e-Crescer-(BAC).aspxBrincar, Aprender e Crescer (BAC)(AECS) | Transição entre o pré-escolar e o 1.º ciclo; Aprendizagem através do brincar; Contacto com a escola, o bairro, a cidade e o concelho
Danças do Mundohttp://www.cm-evora.pt/pt/site-viver/Educacao/Projeto-Educativo-Local-(PEL)/Paginas/Danças-do-Mundo.aspxDanças do Mundo(AECS) | Dança; Interculturalidade; Expressão.
Danças Urbanashttp://www.cm-evora.pt/pt/site-viver/Educacao/Projeto-Educativo-Local-(PEL)/Paginas/Danças-Urbanas.aspxDanças Urbanas(AECS) | Flexibilidade e Postura Corporal; Musicalidade e Imaginação; Ritmo.
Expressão Dramáticahttp://www.cm-evora.pt/pt/site-viver/Educacao/Projeto-Educativo-Local-(PEL)/Paginas/Expressão-Dramática.aspxExpressão Dramática(AECS) | Corpo como elemento comunicador; Expressão verbal e não-verbal; Capacidade de dramatizar e improvisar.
Jogos Matemáticoshttp://www.cm-evora.pt/pt/site-viver/Educacao/Projeto-Educativo-Local-(PEL)/Paginas/Jogos-Matemáticos.aspxJogos Matemáticos(AECS) | Raciocínio lógico; Estratégias de Resolução de Jogo; Sensibilização para o Conhecimento Científico.
Músicahttp://www.cm-evora.pt/pt/site-viver/Educacao/Projeto-Educativo-Local-(PEL)/Paginas/Música.aspxMúsica(AECS) | Interpretação e Comunicação Musical; Perceção Sonora e Musical; Cultura Musical.
Yogahttp://www.cm-evora.pt/pt/site-viver/Educacao/Projeto-Educativo-Local-(PEL)/Paginas/Yoga.aspxYoga(AECS) | Autoestima; Concentração; Desenvolvimento Emocional.
Documentos e Ligações Relevanteshttp://www.cm-evora.pt/pt/site-viver/Educacao/Projeto-Educativo-Local-(PEL)/Paginas/Documentos-e-Ligações-Relevantes.aspxDocumentos e Ligações Relevantes