Loja dos Sonhos

Biblioteca intenerante Loja dos Sonhos

​​​Na sequência da estratégia de intervenção definida pela Câmara Municipal de Évora, enquanto membro da Associação Internacional das Cidades Educadoras, na qual a Educação surge como um pilar central para a fruição sociocultural e económica da cidade, assume especial destaque a aposta do município no que concerne à promoção do livro e da leitura junto dos eborenses.

Hoje, mais do que nunca o domínio das competências literácitas por parte dos indivíduos, revela-se fundamental para o acesso ao mundo do trabalho, do lazer e da cidadania ativa.

O livro e a leitura têm sido alvo de inúmeras inovações, passando a ser entendidos como elementos facilitadores da formação intelectual, moral e afetiva, conduzindo à formação de leitores mais competentes, conscientes e como tal mais pró-ativos.

Neste contexto, importa sobretudo facilitar o acesso ao objeto livro e aos diversos suportes de informação que se tornaram imprescindíveis no nosso dia-a-dia, para que nos possamos sentir socialmente integrados. Desta forma, a Câmara Municipal de Évora, em parceria com a Biblioteca Pública de Évora e com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, criou a biblioteca itinerante “Loja dos Sonhos – promoção da leitura em movimento”.

Este projeto tem como base o anterior recurso multimédia municipal “Loja dos Sonhos”. Após nove anos ao serviço da comunidade educativa do concelho, percorridos inúmeros quilómetros, terminados diversos projetos de incontestável interesse e pertinência pedagógica e esboçados incontáveis sorrisos, este autocarro seguiu, desde 2012, para um novo rumo, igualmente desafiante e educador.


Entidade promotora e serviço responsável

Câmara Municipal de Évora - Divisão de Educação e Intervenção Social


Nome da Responsável

Sónia Miranda


Entidade Parceira

Biblioteca Pública de Évora


Objetivos

  • Possibilitar às populações mais afastadas do centro da cidade o acesso a uma biblioteca;
  • Promover o livro e a leitura junto da população eborense;
  • Potenciar nos leitores locais o hábito e o prazer de ler.

Público-alvo

  • Serve, essencialmente, as freguesias rurais e os bairros periféricos da cidade de Évora que se encontram mais afastados do centro.
  • Crianças do pré-escolar, alunos do 1.º CEB, seniores e população em geral.

Calendarização

De acordo com um calendário de itinerância pré-definido.


Lotação

1 turma por sessão.


Local

Freguesias rurais, bairros periféricos e centro histórico.


Resumo/ Sinopse

O recurso garante, através da sua itinerância, o acesso ao livro e aos diversos suportes de informação, promovendo o empréstimo de livros, revistas e cd' s.

Na Loja dos Sonhos, desenvolvem-se ações lúdico-pedagógicas para a comunidade escolar e ações recreativas e de lazer para os cidadãos das organizações de apoio a idosos, bem como atividades culturais para a população em geral.

Contactos
Câmara Municipal de Évora
Divisão de Educação e Intervenção Social
Rua Diogo Cão, Edifício de São Pedro
7000-872 Évora
Telemóvel: +351 968 333 881  |Telefone: +351 266 785 274  |Fax: 266 777 100