Ludoteca

Desconfinar com Regras

A Câmara Municipal de Évora oferece entre os meses de julho e agosto um conjunto de oficinas lúdico-pedagógicas no espaço exterior da Ludoteca, para crianças entre os 6 e os 10 anos de idade.

O confinamento forçado teve um grande impacto ao nível do bem-estar físico, mental e emocional, sobretudo, nas crianças e suas famílias. O "brincar livre" na Ludoteca não pode ser uma realidade neste momento, bem como o Programa Municipal Artes à Escola foi suspenso, devido ao confinamento e fecho repentino dos estabelecimentos de educação e de ensino.

Atendendo a este contexto, a Câmara Municipal de Évora decidiu honrar os compromissos contratuais assumidos com os agentes culturais, no âmbito do programa já referido, e criar condições especiais de segurança para desenvolver as propostas culturais junto das crianças que agora se encontram em tempo de férias.

A abordagem pedagógica "desconfinar com regras" passa por oferecer estas atividades até um limite máximo de 10 crianças por cada oficina, no espaço exterior da Ludoteca, em condições de distanciamento, de higiene e segurança. Concomitantemente, transmitir a mensagem que podemos estar juntos, com novas regras de convívio social e de usufruição do espaço público, em concordância com o plano de contingência municipal criado para o efeito.

O programa de atividades é diversificado e as inscrições são online.


ATIVIDADES-julho-agosto-1.jpg

ATIVIDADES-julho-agosto-6.jpg

Nota: A Ludoteca encontra-se temporariamente encerrada ao público. Apenas o espaço exterior da mesma é utilizado exclusivamente para as oficinas.

---------------------------------------------------------------------------------------

Promotor

Câmara Municipal de Évora - Divisão de Educação e Intervenção Social


Responsável

Sandra Viegas


Objetivos

  • Oferecer um espaço onde se valorize a importância do Brincar, através de atividades e brincadeiras com caráter pedagógico quer individualmente, quer em grupo;
  • Fortalecer a ligação entre a criança e o adulto.

Público-alvo

Crianças até aos 12 anos e seus familiares.


Calendarização

Aberta todo o ano.


Local

Parque Infantil do Jardim Público de Évora


Resumo/Sinopse

Na Ludoteca de Évora, a criança pode desenvolver atividades lúdicas nas áreas dos Jogos, da Expressão Plástica e dos Cantinhos do faz de conta. Este é um espaço em que a criança pode brincar livremente, desde que acompanhada por um adulto responsável.


Jogo Online

A Autarquia eborense lançou um jogo online para as crianças fazerem em casa. Uma resposta educativa em tempos de pandemia que resulta da colaboração entre a Biblioteca Itinerante Loja dos Sonhos e a Ludoteca. Para jogar siga esta ligação: http://www2.cm-evora.pt/evoracidadeeducadora/Jogo123GiraOutraVez

Chama-se "1, 2, 3 Gira outra vez" e é um jogo que permite às crianças e as suas famílias divertirem-se e, ao mesmo tempo, ficarem a conhecer as atividades que se fazem na Ludoteca e na Loja dos Sonhos. De uma forma lúdica, este jogo promove a leitura, a criatividade e o brincar. As crianças podem ouvir uma história, aprender uma lengalenga, ler um poema, fazer trabalhos de Expressão Plástica ou, até, fazer um teatro de fantoches para a diversão da família.


Contactos

Telefone: +351 266 701 789

Email: ludotecaevora@gmail.com​