Artes à Escola

em atualização

​​​​​​​​Artes à Escola é um projeto municipal que tem o propósito de disponibilizar à comunidade educativa um programa cultural e artístico que aporta um conjunto diversificado de áreas, o que contribui para enriquecer o contacto entre a comunidade escolar e a atividade cultural existente no concelho de Évora.

O objetivo será proporcionar às crianças e jovens o acesso a várias áreas e expressões artísticas, estimulando a sua aprendizagem, formação e conhecimento contribuindo, por sua vez, para promover uma maior proximidade aos espaços culturais e às atividades que se produzem localmente, abrindo espaço para uma aprendizagem enriquecida, através do relacionamento e envolvimento com a comunidade.

Artes à Escola teve a sua 1º edição durante o ano letivo de 2019. 

O programa do Artes à Escola está disponível para os Agrupamentos de Escola do Concelho de Évora e também para o público em geral. Existe programação para várias faixas etárias, desde o pré-escolar ao secundário.

Os espetáculos, oficinas, ​atividades estão essencialmente disponíveis em horário escolar e serão realizados em diferentes locais; no espaço da escola, nos equipamentos culturais do concelho, públicos e privados, ou em espaços ao ar livre.

A programação, as inscrições das escolas e o apoio nas deslocações e transportes serão assegurados pela autarquia.

A entrada será gratuita, mediante inscrição ou reserva.


Entidade promotora e serviços responsáveis

Câmara Municipal de Évora – Divisão de Educação e Intervenção Social e Divisão de Cultura e Património.


Objetivos

  • Disponibilizar à comunidade educativa um programa cultural e artístico diversificado, enriquecendo o contacto entre a esfera escolar e a esfera cultural do concelho de Évora;
  • Proporcionar a crianças e jovens o acesso a várias áreas e expressões artísticas, estimulando a sua aprendizagem e promovendo uma maior proximidade aos espaços e atividades culturais locais.

Público-alvo

Alunos dos Agrupamentos de escolas do concelho (do pré-escolar ao secundário) e público em geral.


Calendarização

Ao longo do ano letivo. Os espetáculos, as oficinas e as atividades são realizados, essencialmente, em horário escolar, ou fim de semana para as famílias.


Lotação

Há atividades, oficinas e espetáculos para diferentes lotações: apenas para uma turma ou para várias turmas em conjunto.


Local

O programa é desenvolvido em vários locais: nas escolas, nos equipamentos culturais do concelho, públicos e privado e em espaços ao ar livre.


Resumo/ Sinopse

Este projeto disponibiliza à comunidade educativa um programa cultural e artístico diversificado, aproximando escolas, artistas e criadores culturais do concelho.


Observações

A primeira edição do projeto Artes à Escola decorreu de fevereiro a maio de 2019.

Contactos e Informações:

Câmara Municipal de Évora

DEIS (Divisão de Educação e Interv. Social)


Telefone: +351 266 777 000 Ext. 2323