Voar na Asa dos Livros

​​​​O Projeto de Promoção do Livro e da Leitura "Voar na asa dos Livros", promovido pelo Município de Évora em colaboração com diversos agentes e instituições do Concelho, tem por objetivo fomentar hábitos de leitura, contribuindo para a difusão do livro e do conhecimento e procurando promover a qualidade da aprendizagem para todos.​​​


O qu​e é?

“ (…)A questão não é saber se tenho tempo para ler, mas se ofereço a mim próprio, ou não, a felicidade de ser leitor (…)”

Daniel Pennac, Como um Romance


Atendendo ao papel que a promoção da leitura infantil tem no estímulo da criatividade e da imaginação das crianças, o projeto Voar na Asa dos Livros estabelece-se como ponto de partida para o início de uma viagem que as leve a descobrir a imaginação como destino, a criatividade como ponto de chegada e o conhecimento como rota a concretizar.


Objetivo geral

Fomentar hábitos de leitura, contribuindo para a difusão do livro e do conhecimento, procurando promover a qualidade da aprendizagem para todos.


Objetivos específicos

  • Facilitar o acesso ao objeto livro;
  • Formar leitores compete​ntes e conscientes;
  • Reforçar os hábitos de leitura.​



A quem se destina?

​​​O projeto destina-se a alunos do ensino pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico da rede pública e/ou privada.


Atividades a desenvolver​​

No decorrer do ano letivo 2019/2020, o projeto municipal de promoção da leitura “Voar na Asa dos Livros” será estruturado em três blocos de intervenção, um por período letivo.
Cada bloco abordará uma temática e é independente dos restantes blocos. Neste sentido, o docente poderá optar por participar nos três blocos ou apenas em um.

No 1º período letivo - “Os Animais Fantásticos”

Sugere-se a exploração do livro infantil de José Jorge Letria “Os Animais Fantásticos”. Em complemento os participantes serão convidados a descobrir o livro “Animalário Universal do Professor Revillod” de Javier Sáez Castán e a produzir o seu animal fantástico.

No 2º período letivo - “Dança com Livros”

A partir da exploração do Livro “Dança” de João Fazenda sugere-se o desenvolvimento de jogos dramáticos, atividade físico-motora e de expressão corporal a partir de obras de receção infantil relacionadas com a temática. Em complemento, os participantes serão convidados a explorar o livro “ As Girafas não dançam” de Giles Andreae.

No 3º período letivo – “A Arte"

Com este bloco pretende-se estimular o contacto das crianças e alunos com a arte, incentivando a construção de “pontes” entre as obras de grandes artistas de referência com a ilustração infantil. Ao longo deste período os participantes serão convidados a experimentar diversas técnicas e a trabalhar com diversos materiais e contextos, procurando aproxima-los do processo de criação dos artistas plásticos e ilustradores explorados.


Responsável

Sónia Miranda


Contatos

​​​​Telefone: +351 266 785 274