Loja dos Sonhos

​Na sequência da estratégia de intervenção definida pela Câmara Municipal de Évora, enquanto membro da Associação Internacional das Cidades Educadoras, na qual a Educação surge como um pilar central para a fruição sociocultural e económica da cidade, assume especial destaque a aposta do município no que concerne à promoção do livro e da leitura junto dos eborenses.

Hoje, mais do que nunca o domínio das competências literácitas por parte dos indivíduos, revela-se fundamental para o acesso ao mundo do trabalho, do lazer e da cidadania ativa.

O livro e a leitura têm sido alvo de inúmeras inovações, passando a ser entendidos como elementos facilitadores da formação intelectual, moral e afetiva, conduzindo à formação de leitores mais competentes, conscientes e como tal mais pró-ativos.

Neste contexto, importa sobretudo facilitar o acesso ao objeto livro e aos diversos suportes de informação que se tornaram imprescindíveis no nosso dia-a-dia, para que nos possamos sentir socialmente integrados. Desta forma, a Câmara Municipal de Évora, em parceria com a Biblioteca Pública de Évora e com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, criou a biblioteca itinerante “Loja dos Sonhos – promoção da leitura em movimento”.

Este projeto tem como base o anterior recurso multimédia municipal “Loja dos Sonhos”. Após nove anos ao serviço da comunidade educativa do concelho, percorridos inúmeros quilómetros, terminados diversos projetos de incontestável interesse e pertinência pedagógica e esboçados incontáveis sorrisos, este autocarro seguiu, desde 2012, para um novo rumo, igualmente desafiante e educador.


Destinatários
  • A Biblioteca Itinerante “Loja dos Sonhos” serve, primeiramente, as freguesias rurais e os bairros periféricos da cidade de Évora que se encontram mais afastados da Biblioteca Pública de Évora.
  • As suas atividades pretendem atingir a população em geral e, de forma mais dirigida, as populações em idade pré-escolar, escolar (1.º CEB) e idosa que frequentem os Centros de Dia locais.

Princípios Orientadores
  • Possibilitar às populações mais afastadas do centro da cidade o acesso a uma biblioteca;
  • Promover o livro e a leitura junto da população eborense;
  • Potenciar nos leitores locais o hábito e o prazer de ler.

Ações
  • Empréstimo domiciliário gratuito de livros, revistas, cd’s, dvd’s;
  • Desenvolvimento de ações lúdico-pedagógicas para a comunidade escolar;
  • Desenvolvimento de ações sócio recreativas e de lazer dirigidas aos utentes dos Centros de Dia;
  • Realização de atividades culturais para a população em geral.

Como Participar
  • A Biblioteca Itinerante “Loja dos Sonhos” estará periodicamente nas freguesias rurais, nalguns bairros periféricos e no Centro Histórico de Évora;
  • As atividades nas freguesias rurais e nos bairros periféricos abrangidos pela itinerância serão programadas diretamente com os estabelecimentos de educação e ensino e/ou os Centros de Dia, alternando-se entre as instituições;
  • Para poderem participar nas atividades da Biblioteca Itinerante “Loja dos Sonhos” quando esta se encontrar no Centro Histórico (Praça do Giraldo, Biblioteca Pública ou Parque Infantil), as instituições/os estabelecimentos de educação e ensino interessados em participar deverão inscrever-se previamente através de preenchimento de formulário próprio disponível na página da Loja dos Sonhos, no site da CME. No mesmo espaço, poderão consultar o calendário de itinerância da Biblioteca Itinerante “Loja dos Sonhos” para o Ano Letivo 2015/2016.

Documentos:​






Contactos
Câmara Municipal de Évora
Divisão de Educação e Intervenção Social
Rua Diogo Cão, Edifício de São Pedro
7000-872 Évora
Telemóvel: 968 333 881  |Telefone: 266 785 274  |Fax: 266 777 100