Almoço de Miúdos com Graúdos

ALMOÇO DE MIÚDOS COM GRAÚDOS – VOLUNTARIADO DE AFETOS


A Câmara Municipal de Évora tem vindo a garantir, progressivamente, a refeição escolar a todos os alunos que frequentam os estabelecimentos de educação pré escolar e de 1º ciclo do ensino básico, da rede pública do concelho de Évora. Atualmente, todos os alunos do concelho têm acesso à refeição escolar.

Neste contexto e pretendendo qualificar o momento da refeição, nas cantinas e refeitórios dos referidos estabelecimentos de educação e ensino, no ano de 2007, a autarquia, criou o projeto municipal de voluntariado "Almoços de Miúdos com Graúdos – Voluntariado de Afetos”.

Este projeto é numa proposta dirigida a todos os munícipes e/ou residentes no concelho que, através de um serviço de voluntariado, disponibilizam o seu tempo livre para acompanhar os momentos das refeições escolares (entre as 11h45/12h-14h), promovendo um encontro intergeracional e de suporte, aos alunos e suas famílias e, também, ao pessoal a exercer funções nas cantinas/refeitórios.
O enquadramento jurídico do voluntariado sofreu alterações ao longo dos tempos e, atualmente, é regulamentado pela Lei nº71/98, de 3 de novembro, que vem clarificar o que se entende por voluntariado e qual é o papel voluntário, distinguindo ações que têm carater isolado e esporádico das que integram projetos, programas ou outras formas de intervenção ao serviço do outro.


São objetivos do "Almoços de Miúdos com Graúdos":

1. Qualificar o serviço de fornecimento de refeições aos alunos dos estabelecimentos de educação e de ensino básico, da rede pública do concelho de Évora, através do reforço de recursos humanos;
2. Estimular o encontro intergeracional, enquanto veículo conducente a uma aprendizagem informal por parte dos alunos e voluntários, numa perspetiva integradora;
3. Fomentar a integração e participação cívica dos munícipes do concelho de Évora na comunidade, valorizando saberes e experiências de vida enriquecedoras.

Os voluntários disponibilizam o seu tempo livre, no período de almoço, para:
  1. Apoiar o pessoal afeto às cantinas na organização do espaço e dos grupos de alunos e na distribuição das refeições;
  2. Acompanhar os alunos durante o momento da refeição, potenciando-o como um momento pedagógico e de bem-estar.

A Câmara Municipal de Évora oferece aos voluntários:
  1. Acordo de Voluntariado e cartão de identificação;
  2. Seguro de acidentes pessoais;
  3. A possibilidade almoçar na cantina/refeitório onde exerce​m o voluntariado;
  4. Acompanhamento técnico;
  5. Ações de sensibilização e informação;
  6. Convites para iniciativas e eventos promovidos pela autarquia e/ou entidades e instituições suas parceiras;
  7. Certificação da prática de voluntariado

Documentos Associados: 
  • Ficha de Interesse - Voluntariado
    • Lei nº71/98, de 3 de novembro – Enquadramento jurídico do voluntariado
  • Lei nº113/2009, de 17 de setembro – Aferição de idoneidad​e no acesso a funções que envolvam contacto regular com menores