Metodologia

​Os dados do último relatório PISA (Programme for International Student Assessment) da OCDE (Organização para a Organização e Desenvolvimento Económico) aponta para o facto da maioria dos portugueses com 15 anos não deterem as competências básicas de literacia em leitura. Deste modo, e para que melhor consigamos adaptar as propostas de intervenção à realidade local, importa desenvolver mecanismos de diagnóstico e de conhecimento junto do público deste projeto. 

Diagnóstico
Para adaptar as propostas de intervenção à realidade local é necessário:
  • Conhecer os efetivos hábitos de leitura de crianças e família;
  • Conhecer as práticas desenvolvidas para a promoção da leitura em contexto formal;

O Projeto Voar na Asa dos Livros está organizado em três blocos temáticos interdependentes e interligados:

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Crianças e alunos: pretende-se focalizar a execução do Projeto no contexto dos estabelecimentos de educação e ensino, incentivando a leitura recreativa em contexto de sala e reforçando assim o espírito crítico, a leitura como ato lúdico e fonte de prazer, a criatividade e a imaginação das crianças. Os participantes são convidados a adotar um autor nacional e a desenvolver trabalho de pesquisa, exploração, interpretação e recriação de uma obra ou de excertos de obras, entre outras atividades complementares.

Famílias: potenciar o papel que as famílias desempenham enquanto mediadoras de leitura. Assim, além de investir na [in]formação sobre a importância da leitura no desenvolvimento infantil, serão desenvolvidas atividades de caráter lúdico que fomentem a aproximação entre os adultos e o livro, como sessões de contos, ateliês de expressão plástica, grupos de leitura informais, atividades para bebés (música para bebés, leitura de poesias), entre outras.

Comunidade: execução de ações dirigidas ao público em geral que apelem para a importância da leitura no contexto da formação pessoal, disponibilizando livros e periódicos nos autocarros urbanos e interurbanos e assinalando efemérides associadas à leitura (Dia Internacional da Língua Materna, Dia Mundial da Poesia, Dia Internacional do Livro Infantil, Dia Mundial do Livro, Dia Internacional dos Direitos Humanos), entre outras.