Projeto ClimAdaPT.Local

Estratégias Municipais de Adaptação às Alterações Climáticas

 Projeto ClimAdaPT.Local
Estratégias Municipais de Adaptação às Alterações Climáticas


O projeto ClimAdapt.Local, lançado em janeiro de 2015, está integrado no Programa AdaPT, criado para apoiar o desenvolvimento de projetos de adaptação às alterações climáticas em Portugal. A sua implementação foi orientada pelos termos estabelecidos no Memorando de Entendimento entre Portugal, Noruega, Islândia e Liechtenstein e, como tal, segue o Regulamento do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (EEA Grants) 2009-2014. O programa foi desenvolvido tendo em conta as necessidades e as prioridades definidas na Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas (ENAAC) e é gerido pela Agência Portuguesa do Ambiente, enquanto gestora do Fundo Português de Carbono (FPC). Conta com um co-financiamento de a 85% pelo EEA Grants e a 15% pelo FPC, beneficiando de um apoio de um milhão e meio de euros.

projeto ClimAdapt.Local tem como principal objetivo desenvolver Estratégias Municipais de Adaptação às Alterações Climáticas (EMAAC) em parceria com as respetivas autarquias e desenvolver um programa formativo sobre o tema aos técnicos municipais das autarquias parceiras.

Para além de Évora, o projeto ClimAdaPT.Local conta ainda com a participação das autarquias de Amarante, Barreiro, Braga, Bragança, Castelo de Vide, Castelo Branco, Coruche, Ferreira do Alentejo, Figueira da Foz, Funchal, Guimarães, Ílhavo, Leiria, Lisboa, Loulé, Montalegre, Odemira, Porto, Seia, São João da Pesqueira, Tomar, Tondela, Torres Vedras, Viana do Castelo, Vila Franca do Campo.

O Protocolo assinado entre a Câmara Municipal de Évora e o consórcio ClimAdaPT.Local visa assim o desenvolvimento e a incorporação da adaptação às alterações climáticas ao nível local/municipal através da elaboração de Estratégia Municipal, da participação de dois técnicos da autarquia num programa formativo e da participação da Câmara no processo conducente à criação da Rede de Municípios de Adaptação Local às Alterações Climáticas.​

Para saber mais: