O que é o SIG

​O que é um Sistema de Informação Geográfica?

'... um sistema de apoio à decisão que envolve a integração de dados georeferenciados, num ambiente orientado para a resolução de problemas.' (Cowan, 1988).

'... uma tecnologia de informação que guarda, analisa e mostra dados espaciais e não espaciais.' (Parker, 1988).

'... um conjunto de procedimentos manuais ou computadorizados para guardar, manipular dados geográficamente referenciados.' (Aronoff, 1989).


Contextualização dos Sistemas de Informação Geográfica no Município

​As rápidas alterações que se verificam no território obrigam os municípios a desenvolverem estratégias que visem o controlo e gestão do espaço da forma mais adequada. Os Sistemas de Informação Geográfica (SIG), pelas características que possuem, são hoje determinantes para um melhor conhecimento dos fenómenos que se verificam nas mais diversas esferas: económicas, sociais, culturais, populacionais, etc. A facilidade em articular informação diversa​ sobre uma porção de território, tornam os SIG numa ferramenta fundamental para uma melhor tomada de decisão.

Aproveitando as capacidades e vantagens dos SIG para a gestão municipal a Câmara Municipal de Évora, começa a utilizar a partir de 2000 os SIG para apoio na elaboração dos Planos Municipais de Ordenamento do Território.

Desde então, os SIG têm servido de suporte para aplicações internas onde a localização, caracterização e interligação de elementos são fundamentais para uma melhor gestão dos recursos.