Escola Básica S Manços recebe Escola Básica S. Mamede

​​​​​​​​​​

Alunos da Escola Básica de S. Mamede fizeram hoje (dia 5 de Abril) um intercâmbio pedagógico e cultural com os seus congéneres da Escola de S. Manços, enquadrados no projeto municipal "Volta a Évora em 70 dias".
As crianças de S. Manços fizeram uma apresentação do seu património na Igreja Matriz e ofereceram desenhos dos monumentos locais às de S. Mamede como recordação. Constou também do programa um almoço conjunto e uma visita ao lagar de azeite da Cartuxa (Fundação Eugénio de Almeida), onde receberam explicações pedagógicas sobre o ciclo de produção do azeite.
Esta iniciativa conta com duas vertentes, uma que visa conhecer o património no Centro Histórico e outra centrada no património das freguesias rurais. Nesta última, recebe o contributo de outro projeto municipal de educação para o património, o Agerinho, que tem a sua primeira concretização neste ciclo de visitas guiadas de escolas urbanas ao património rural.
A Vice-Presidente da Câmara Municipal de Évora, Élia Mira, acompanhou a visita e salientou a importância deste projeto que "valoriza o trabalho feito pelos professores das Atividades de Enriquecimento Curricular. Confere, fora da escola, significado concreto às aprendizagens e estreita a relação intercultural entre as crianças do meio rural e do meio urbano. Além disso, reforça junto dos alunos da zona rural que o seu património é parte da sua identidade".
Destacando a importância do trabalho dos professores das AEC para este projeto​, bem como o apoio das Uniões de Freguesia envolvidas, a Vice-Presidente sublinhou ainda: "Quando trazemos os miúdos da zona urbana às freguesias rurais estamos a dizer a quem cá vive que este local é tão importante quanto o Centro Histórico. Ou seja, que tudo faz parte da realidade patrimonial do nosso concelho".

 Sem título