Centro de Recursos da Tradição Oral e do Património Imaterial


O  ​​Centro de Recursos da Tradição Oral e do Património Imaterial do Concelho de Évora​ é um projeto municipal criado em 2014, resultando da dinâmica do Projeto Europeu “Oralidades”, tendo como missão realizar recolhas das diferentes tradições e costumes, ainda presentes nas memórias dos habitantes do Concelho, com vista à construção e preservação da memória, da partilha e da identidade. 

Centro de Recursos da Tradição Oral e do Património Imaterial do Concelho de Évora tem vindo a desenvolver várias atividades, entre as quais salientamos:

  • Exposição itinerante “Ilustração de Contos Tradicionais” - que passará pelas localidades de Elvas, Estremoz e Redondo;
  • Projeto “Bibliografia Analítica da Etnografia Alentejana”;
  • inventariação das Brincas de Carnaval de Évora e a respetiva inscrição no Inventário Nacional do PCI – Registo de Salvaguarda Urgente;
  • A intervenção nas Fregu​esias Rurais do Concelho de Évora, em colaboração com o Projeto AGERE, ao nível da promoção do Cante Alentejano na Torre de Coelheiros (Cante aos Reis, Janeiro de 2015), das Brincas de Carnaval de Évora em N.ª Sr.ª de Machede (Fevereiro de 2015) e d’“O Touro de São Marcos” – ritual arcaico S. Marcos da Abóbada (Rota das Igrejas/AGERE – Maio de 2015);
  • Construção do projeto: Atlas da Cultura Popular e Tradição Oral do Concelho de Évora (Carta Etnológica do Concelho) – Contos Tradicionais.


Destaques


29 JANEIRO 2016  |  Celebração de acordo para inventariação do Património Cultural Imaterial no Concelho

brincas.jpg

A Câmara Municipal celebrou um acordo de cooperação com a Memória Imaterial – Cooperativa Cultural para promoção e apoio na inventariação do património cultural imaterial do Concelho. Ambas as entidades partilham um interesse comum de recolher, preservar e divulgar elementos e práticas do património cultural imaterial, em especial da tradição oral.
O acordo visa a conjugação de meios, medidas e esforços para promover, no território do Concelho de Évora, a investigação antropológica, etnográfica e museológica do património em questão. Pretende-se criar uma rede de parcerias institucionais que promova e facilite os trabalhos de levantamento e os estudos necessários ao registo e divulgação das manifestações da tradição oral que importa salvaguardar e valorizar.
Uma das mais significativas tradições da cultura popular do concelho de Évora, as Brincas de Carnaval, constituem o primeiro objecto de estudo e de inventariação a que se vão dedicar as partes envolvidas no acordo de cooperação, o Centro de Recursos da Tradição Oral e do Património Imaterial e a Memória Imaterial – Cooperativa Cultural.
​A Memória Imaterial – Cooperativa Cultural é um organismo que tem a sua génese no projecto MemóriaMedia, por sua vez criado no seio do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição: Património, Artes e Cultura (IELT), da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Nova de Lisboa.
Através deste acordo de cooperação a cooperativa irá, entre outras acções, prestar auxílio técnico na recolha e registo de manifestações culturais imateriais nas áreas do saber fazer, lugares, celebrações, contos e cantos, histórias de vida, expressões orais e práticas performativas.



04 MAIO 2015  |  Criação do GRAPIÉ - Grupo dos Amigos do Património Imaterial de Évora

GRAPIE_2.jpg

A criação do Grupo dos Amigos do Património Imaterial de Évora - GRAPIÉ​ teve lugar no dia 4 de maio de 2015, nos Paços do Concelho.

Este grupo informal reúne um conjunto de investigadores e est​udiosos na área do património imaterial, enquadrado tecnicamente pelo Centro de Recursos da Tradição Oral sediado no Convento dos Remédios. Objetivos:​
  • Colaborar na divulgação do Centro de Recursos da Tradição Oral e do Património Imaterial, estimulando a apetência e o gosto da comunidade em geral por estas áreas, cultural e científica, de intervenção;
  • Colaborar na promoção e no incentivo à investigação e à edição de estudos sobre a Tradição Oral e o Património Cultural Imaterial;
  • Colaborar e participar em iniciativas que visem a conservação e a divulgação das tradições socioculturais da população e do território eborenses.

​Contactos:
Centro de Recursos da Tradição Oral e do Património Imaterial
CONVENTO DOS REMÉDIOS
Avenida S. Sebastião, Évora
Telf: 266 777033  | Fax: 266 702950​
Horário: seg.-sexta das 9.00h-12.30h e 14.00h-17h30.