01 abril 2016

Évora nos anos da I Guerra Mundial

​​​​​​​​​​​​​​ÉVORA NOS ANOS DA 1º GUERRA MUNDIAL

​A I Guerra Mundial foi um conflito a nível mundial que durou quatro anos, tendo o seu início a 28 de Julho de 1914 e conclusão a 11 de Novembro de 1918.
No ano de 1916 Inglaterra, em nome da velha aliança Luso-Britânica, pediu a Portugal para que confiscasse todos os navios alemães que tivesse atracados em portos portugueses, para futuro uso a serviço dos aliados. Portugal acolheu o pedido de Inglaterra e confiscou os navios alemães, o que resultou na declaração de guerra da Alemanha a Portugal.​
Desejada e procurada por uns, evitada ou rejeitada por outros, a intervenção de Portugal e a participação específica de forças militares na frente europeia desencadeou um debate intenso concentrando o confronto de ideias, argumentos e posições políticas extremadas, agitando grande parte da população portuguesa.
Os impactos de um conflito em escala mundial, prolongando-se por um período além do que se imaginara, far-se-iam sentir de forma intensa, refletindo-se em Évora, tal como no resto do País, na escassez e na carestia de bens essenciais à subsistência de uma população, e aumento dos níveis de contestação social e política.
Com a presente exposição o Arquivo Municipal eborense pretende apresentar um conjunto de documentos que retratam as vivências de Évora na época em questão e ao mesmo tempo testemunham a participação de Portugal na guerra.​​

​​