10 julho 2014

Arquivo de Notícias

Consulte aqui o que aconteceu no Arquivo Municipal

​​​​​Notícias do Arquivo

> Visita de turmas das escolas Severim de Faria e Gabriel Pereira ao Arquivo Municipal

No passado dia 1 de Dezembro'15 o Arquivo Municipal de Évora, no âmbito da Rota dos Arquivos, produziu uma mostra documental sobre a Restauração de Portugal de 1640, tendo comparecido 2 turmas de 11º Ano das escolas secundárias Severim de Faria e Gabriel Pereira. ​

gabrielpereira-foto.jpg

> O Arquivo participou na Conferência "Contributos para a História da Segurança Social em Évora: séculos XIX-XX" |16 de outubro 2015

O Arquivo Municipal de Évora participou na passada Sexta feira na Conferência "Contributos para a História da Segurança Social em Évora: séculos XIX-XX" no Arquivo Distrital de Évora, onde o Município se fez representar com o tema "Exposição de crianças em Évora no século XIX", demonstrando como o Município Eborense participou ativamente na política de assistência no século XIX.​

Conferencia-Arquivo-Distrital.jpg

> VISITA DE ALUNOS DO 1º CICLO À EXPOSIÇÃO "ÉVORA E A IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA"

A história do republicanismo em Évora fez-se com a determinação, o querer, a abnegação de muitos que aqui tendo nascido ou feito parte da sua vida no Concelho ansiavam por ver instalado um novo regime político que liquidasse em definitivo a monarquia.

“Évora e a Implantação da República”, pretende fazer uma retrospetiva dos principais acontecimentos vividos na cidade neste período, revelar como se iniciou a industrialização, tão temida pelos grandes senhores, a explosão do comércio e dos serviços, em tempo de mudança, e sua repercussão na sociedade e na cultura do Alentejo.

NOTICIAS1.jpg
Aos Jardins-de-Infância a história é-lhes contada através de uma adaptação feita a partir da história “ A Minha Primeira República” de José Jorge Letria.

EDUCATIVA.jpg

> EXPOSIÇÃO "MERGULHOS NA HISTÓRIA"

Durante o mês de Dezembro e Janeiro, visitaram-nos os alunos das escolas de S. Manços, S. Miguel de Machede, Valverde e Nossa Senhora de Machede, os quais puderam visitar a exposição “Mergulhos na História”, as instalações do Arquivo, bem como visualizar um filme sobre o ciclo da água. Fizeram ainda algumas experiências sobre análise da água, graças à colaboração que tivemos do nosso Departamento de Água e Saneamento.
No Parque das Piscinas Municipais, onde a exposição “Mergulhos na História” foi inaugurada, durante o mês de Agosto recebemos a visita das crianças que estavam inseridas no Programa Ocupa-te, promovido pela Divisão Sócio-Educativa, bem como de outros grupos, Ocupação de Tempos Livres da Caritas e do Centro Social e Paroquial de S. Brás, onde além da visita à exposição, as crianças tiveram disponível uma série de puzzles, que puderam construir sobre a evolução do Parque das Piscinas Municipais. Tivemos aqui a colaboração da Loja dos Sonhos.

MERGULHOS2.jpg

> DIA MUNDIAL DA CRIANÇA

Arquivo promoveu um programa em parceria com a Unidade Museológica da Água, denominado Água Contada, direcionado para o ensino pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, que consistiu numa visita ás instalações do Arquivo e da Unidade Museológica da Água, onde aprenderam a história das duas unidades e suas funcionalidades. Visitaram a Exposição “Abastecimento de Água à Cidade de Évora” e foi-lhes oferecido um caderno didático com textos e actividades sobre a água, onde puderam dar largas à sua imaginação, desenhar os mais engraçados contadores de água e construir jogos.

EDUCATIVA1.jpg

> EXPOSIÇÃO "O Abastecimento de Água a Évora” |​ Outubro 2009

A Câmara Municipal de Évora teve patente no Arquivo Municipal, instalado no edifício dos Paços do Concelho, com entrada pela Rua D. Isabel, uma exposição sobre o “Abastecimento de Água na Cidade de Évora”, integrada no Projeto​ de Interpretação do Património Hidráulico de Évora.

ABASTECIMENTO.jpg

> ARQUIVO RECEBEU VISITA DE ALUNOS DA APPC

A visita consistiu na apresentação da exposição “Evolução das edificações escolares do 1º ciclo” e visita às instalações do Arquivo, onde decorreu o estágio curricular de um dos alunos, o David. No final, e como atividade paralela à exposição, todos recortaram, colaram e construíram uma maqueta da extinta escola de S. Jordão, a qual ficou muito animada com a “plantação” de árvores que cresceram rapidamente e muitos meninos que foram às aulas para que ela voltasse a ser habitada.
APPC.JPG

> REMODELAÇÃO DO ARQUIVO MUNICIPAL