11 março 2020

Exposição “A Mulher no Arquivo Municipal de Évora”

A Câmara Municipal de Évora e o seu Arquivo Municipal associam-se à celebração do Dia Internacional da Mulher com a exposição "A Mulher no Arquivo Municipal de Évora". Esta irá estar patente na Black Box da Câmara Municipal de Évora até ao dia 31 de Março de 2020.

Pretende-se, com esta atividade, dar a conhecer a riqueza do acervo documental existente no Arquivo Municipal e destacar a mulher enquanto sujeito histórico, com uma dimensão documentalmente comprovada.

Os documentos expostos foram produzidos entre o final do século XIX e meados do século XX e são oriundos dos fundos relativos ao arquivo histórico e intermédio existente nos Paços do Concelho. Ficou fora do âmbito da presente Exposição toda a documentação camarária ao cuidado do Arquivo Distrital de Évora.

Assim, a mostra tem por base os documentos que o Arquivo Municipal preserva como suporte de prova e a sequência da Exposição organiza-se tendo como referência os temas que identificam as séries documentais nas quais cada tipo de documento se encontra inserido.

A recolha não foi exaustiva. No entanto, teve a preocupação de ilustrar como a documentação existente no Arquivo Municipal pode ser relevante para a investigação e conhecimento sobre os papéis e a posição da mulher na sociedade portuguesa, entre finais do século XIX e meados do século XX.

Fotos: