07 dezembro 2016

Exposição "A minha Escola, Arquivo de 1910 a 1974”

O Arquivo Municipal de Évora, o Arquivo Distrital e a DGEstE inauguraram no passado dia 14 de novembro 2016, no edifício da DGEstE, uma exposição com o tema “A minha Escola, Arquivo de 1910 a 1974” ,na qual constam cerca de trinta documentos, através dos quais é possível compreender parte da História da Educação no Alentejo. Trata-se de um conjunto de elementos de forte relevância, quer no respetivo valor intrínseco, quer no contributo que podem ter nos novos caminhos da investigação, dando a conhecer os fenómenos educativos no processo de socialização das gerações mais jovens ao longo do período em referên​cia.
Estes documentos são peças incontornáveis para a construção da memória coletiva respeitante à história da educação no Alentejo, designadamente, na recuperação das memórias das então direções escolares e das escolas. 
Figuram aqui exemplares originais que, enriquecendo todo o conjunto, facilitam a compreensão da cultura escolar da época, bem como dos comportamentos dos entes envolvidos.

Junto anexamos para consulta e download: