11 abril 2017

Planos Locais de Saúde do Alentejo em Desenvolvimento

​Realizou-se, no dia 1 de fevereiro, o II workshop do Plano Nacional de Saúde sobre o tema "Implementação do Plano Nacional de Saúde e Plano Local de Saúde", no auditório da Escola Superior de Enfermagem, em Évora. Uma iniciativa conjunta entre a Direção Geral da Saúde e a Administração Regional de Saúde do Alentejo.

Este workshop teve a participação do Diretor-Geral da Saúde, do Presidente do Conselho Diretivo da ARS, bem como do Departamento de Saúde Pública e Planeamento e dos Presidentes dos Conselhos de Administração das Unidades Locais de Saúde da Região– Norte Alentejano, Litoral Alentejano e Baixo Alentejo, do Hospital do Espirito Santo de Évora e da Diretora Executiva do ACES do Alentejo Central, assim como dos Coordenadores e profissionais das Unidades de Saúde Pública , dos Coordenadores Regionais dos Programas de Saúde, do Diretor Executivo do PNS e do Diretor do Departamento de Informação e Análise da Direção-Geral da Saúde. 
Neste workshop, que decorreu durante todo o dia, foram apresentados e debatidos as orientações estratégicas nacionais e regionais, bem como o papel da região de saúde na orientação e no apoio à implementação dos Planos Locais.  O modelo de governação dos Planos de Saúde foram discutidos, verificando-se o esforço dos profissionais de saúde, particularmente das Unidades de Saúde Pública, e dos parceiros da comunidade para a implementação dos Planos Locais de Saúde.
Os Programas Nacionais de VIH/SIDA e Tuberculose e das Hepatites foram evidenciados e discutidos com maior pormenor tendo tido a presença de responsáveis pelos Programas por parte da DGS e da ARS. É notória a melhoria de intervenção nestas áreas na região de saúde do Alentejo.
Teve também uma particular atenção a avaliação dos indicadores referentes ao Programa Nacional de Saúde 2012-2016, apresentado pelo Departamento de Saúde Pública e Planeamento da região,  verificando-se a concretização das metas em um numero muito significativo dos indicadores previstos para a Região.

Foram apresentados os trabalhos de desenvolvimento dos Planos Locais de Saúde para as  três Unidades Locais de Saúde – Norte Alentejano, Litoral Alentejano e Baixo Alentejo e também do ACES do Alentejo Central. Este contou com a participação e compromisso do município de Évora, tendo sido apresentado o site do Plano Local de Saúde de Évora.
IMG_2432.bmp