14 julho 2016

Laços para a Vida

Casa e Companhia

​Laços para a Vida – Casa & Companhia

À semelhança de projetos existentes em outras cidades portuguesas e estrangeiras, "a Câmara Municipal de Évora promove o Projeto "Laços para a Vida – Casa & Companhia”, tentando assim dar resposta a duas necessidades sentidas no concelho, por um lado a questão da solidão dos idosos residentes no Centro Histórico e por outro a questão de alojamento dos jovens de fracos recursos económicos que optam por vir viver para Évora para estudar na Universidade. 

Delineou-se assim que o Projeto “ Laços para a Vida – Casa & Companhia” assente numa perspetiva intergeracional, de combate à solidão, apoio ao jovens estudantes e revitalização do centro histórico da cidade visando, através de uma cultura de coresponsabilização, envolver outros parceiros que o enriqueçam e engrandeçam. 

Com este projeto a autarquia pretende também apoiar os idosos que vivem sozinho e os jovens mais desprotegido em termos socioeconómicos, fomentando o contato entre diferentes gerações por considerar que para ambas as gerações esses relacionamentos são uma mais-valia muito importante nas suas vidas.

Pretende-se assim com esta iniciativa, através da celebração de um Contrato de Comodato a realizar entre as partes envolvidas, que o sénior disponibilize um quarto no seu domicílio para um estudante do ensino superior e em contrapartida o jovem disponibilize companhia e apoio ao sénior.  

Para além deste objetivos de carácter eminentemente social, este projeto poderá contribuir para a revitalização do centro histórico da cidade, trazendo jovens para nele viverem, o que contribuirá certamente para um incremento da qualidade de vida de todos os residentes.  

Para se consubstanciar este projeto a autarquia realizou parcerias com as forças vivas da comunidade como a Associação de Estudantes da Universidade de Évora, a Universidade de Évora, a Associação Banco do Tempo, a Caritas Diocesana, a Unidade de Cuidados Familiares e também com a Fundação Montepio.

 


Para mais informações consulte as normas de participação​ e fichas de inscrição:



Contactos:
Divisão de Juventude e Desporto
Telf.: 266 777000

​​​