12 abril 2016

A 1º edição do Mercadinho das Trocas decorreu este fim-de-semana

​​​​​​A primeira edição do Mercadinho das Trocas decorreu este fim-de-semana (9 e 10 de Abril) no Monte Alentejano, numa organização conjunta do Centro de Convívio da Câmara Municipal de Évora com o Banco de Tempo de Évora. O Mercadinho das Trocas é um espaço de troca direta, de variadíssimos objetos decorativos, velharias, livros, CD´S entre outras coisas, sem a utilização de dinheiro. 

O projeto  visa sensibilizar a população para a troca de objetos, assente na lógica das trocas solidárias, funcionando também como local de encontro e convívio. Para além das trocas, a iniciativa contou com momentos  de animação cultural e venda de refeições ligeiras ( sopa, salgadinhos, bolos, doces, águas sumos etc). A verba apurada destina-se à compra de géneros alimentares para utentes do Centro de Convívio. 

A Vice-Presidente do Município de Évora, Élia Mira, esteve presente na abertura do evento que contou a atuação do grupo Gigabombos do Imaginário. Ao longo dos dois dias, animaram também o espaço com as suas atuações o Grupo de Cante do Centro de Convívio da CME, o Grupo de Cantares Sociedade Dramática e Recreativa e o Grupo de Cantares da AHRIE.

“Este Mercadinho pretende demostrar que é possível fazer trocas sem utilizar o dinheiro, trazendo coisas de casa que já não utilizamos e levando daqui outras”, expl​icou a Vice-Presidente. Ressaltou que é uma edição experimental e “sobretudo um grande momento de convívio entre as pessoas e mais um momento de animação para a cidade, nomeadamente para os utentes do Centro de Convívio Municipal”.

“Se vier alguém que não tem um objeto para trocar, queremos é que troque connosco uma conversa, uma receita, uma estória de vida. É preciso é que venham, que se sintam bem e que possamos aqui partilhar coisas no espírito das trocas solidárias”, considerou Isaura Pinto  do Banco de Tempo.​