17 março 2016

Idosos eborenses foram conhecer melhor a Pousada dos Lóios

Os convivas do Centro de Convívio Municipal visitaram esta terça feira, 15 de Março, a Pousada dos Lóios para conhecer melhor um dos locais mais emblemáticos de Évora.

Os convivas do Centro de Convívio Municipal visitaram esta terça feira, 15 de Março, a Pousada dos Lóios para conhecer melhor um dos locais mais emblemáticos de Évora. Foi castelo em tempos idos, convento e agora é um alojamento hoteleiro de qualidade, mas que continua a preservar a sua riqueza patrimonial.

Este antigo Mosteiro de S. João Evangelista ou dos Lóios, foi edificado no final do século XV e encerrado em 1834, após a extinção das Ordens Religiosas em Portugal. Permaneceu desabitado várias décadas até que nos anos 60 do século XX, após remodelação, reabriu como Pousada de Portugal, estando atualmente cedido ao Grupo Pestana.

A Pousada dos Lóios está repleta de história, começando pelo próprio edifício à decoração, onde não falta a mundialmente conhecida tapeçaria de Arraiolos. O grupo​ foi guiado pelo rececionista Luís Paixão que, com muita simpatia e profissionalismo, lhes fez o enquadramento histórico e falou das funcionalidades atuais. Ainda lhes relatou algumas curiosidades que agradaram aos visitantes, enquanto percorriam os vários espaços. Desde as antigas celas dos monges, que são hoje quartos dotados de grande qualidade e conforto, á piscina, passando pela suite e finalizando no restaurante dos claustros, rodeado por um aprazível páteo de laranjeiras. 

Esta visita, denominada “Rota Monumental” visa proporcionar saídas aos utentes do referido Centro, destinadas a conhecer o património e, em simultâneo, promover o seu desenvolvimento e integração pessoal e social, a troca de conhecimentos e o contacto com espaços históricos da cidade de Évora.

O centro de Convívio da Câmara Municipal de Évora, situado em pleno Centro Histórico (Rua do Fragoso), é uma resposta social camarária de apoio aos utentes, sobretudo para combater o seu isolamento, nomeadamente através da realização de atividades informativas, sócio recreativas e culturais. 

Veja mais fotografias em anexo, em baixo, nos documentos associados:

DOCUMENTOS ASSOCIADOS