Centro de Convívio da CME - objetivos e missão

Conheça o Centro de Convívio da Câmara Municipal de Évora.

O centro de Convívio da Câmara Municipal de Évora é uma resposta social, desenvolvida em equipamento, de apoio a atividades informativas, sócio recreativas e culturais, organizadas e dinamizadas com a participação dos seus utentes, do concelho de Évora. 

Este tipo de resposta social não tem legislação aplicável, pelo que o documento apresentado consiste na epítome de vários documentos consultados, procurando-se construir um manual de procedimentos que considere o que de mais avançado há em guias de gestão de respostas sociais, respeitando normas de qualidade e de satisfação transversais a todo o tipo de intervenção social.

As diferentes transformações que se têm verificado na sociedade hodierna, sobretudo ao nível da composição, funções e dinâmicas do grupo familiar, da solidariedade inter geracional e social, da falta de investimento no envelhecimento por parte da sociedade, levam a que o Centro de Convívio da Câmara Municipal de Évora contribua à priori enquanto resposta para colmatar os constrangimentos detetados com os quais os idosos (a maioria dos utentes) e respetivos agregados familiares se debatem quotidianamente, evitando-se o isolamento social e potenciando-se a inclusão social. 

Em paralelo o Centro de Convívio propicia, enquanto espaço alternativo, um acompanhamento, um estímulo pleno para o exercício de cidadania, uma ativação da rede social de cada individuo, através da socialização/ressocialização entre pares, colaboradores, voluntários e pessoas da comunidade, onde a qualidade da intervenção deve ser uma exigência a ter em conta permanentemente na gestão desta Resposta Social.

Ao instituir-se o Centro de Convívio, no âmbito das Respostas Sociais da Câmara Municipal de Évora, procurou-se que o mesmo possibilitasse uma oferta de serviços de proximidade diversificada, cujo objetivo é potenciar a autonomia dos seus utentes no seu meio habitual de vida, visando maior qualidade de vida, retardando ou evitando desta forma a sua institucionalização.

Instalação e capacidade

O Centro de Convívio da Câmara Municipal de Évora é um equipamento sito na Rua do Fragoso nº 8, 1º andar. Este equipamento possui uma capacidade máxima de 45 pessoas.

Missão

Consiste em ser uma resposta social do município, que responde a necessidades da comunidade no domínio da ação social, sobretudo no sector da 3ª idade.

Visão

Desenvolver atividades e serviços conducentes à promoção e melhoria da qualidade de vida da população local, através do apoio à coesão/integridade social e proteção dos seus utentes.

Objetivos

Consideram-se objetivos gerais:
a) Prevenir a solidão e o isolamento social;
b) Promover a participação ativa dos utentes e potenciar a sua inclusão social;
c) Promover o bem-estar social dos utentes, numa convivência sã e num ambiente saudável;
d) Fomentar as relações interpessoais entre utentes;
e) Proporcionar momentos de lazer por forma à manutenção do bem-estar biopsicossocial;
f) Estimular o utente a sentir-se útil na vida social e cultural da comunidade;
g) Prevenir situações de dependência e promover a autonomia;
h) Adaptar os serviços prestados às singularidades de cada utente;
Consideram-se objetivos específicos: 
a) Proporcionar momentos de interação, convívio e lazer; 
b) Promover o acesso à arte e a cultura, formação e informação; 
c) Diversificar situações e experiências de aprendizagem tais como o contacto com novas tecnologias; 
d) Fomentar as relações inter e intra pessoais bem como o encaminhamento para outros serviços da Câmara Municipal de Évora;
e) Encaminhamento nos casos devidamente identificados para instituições ou serviços que se revelem mais adequados as necessidades dos utentes;

Áreas de funcionamento:
  • Áreas de lazer e cultura: 3 salas de convívio;
  • Área técnica e administrativa: 1 sala;
  • Área exterior: 2 pátios exteriores;
  • Área de refeição: 1 sala, 1 bar,1 cozinha, 1 arrecadação;
  • Área de higiene: 3 salas de banho;
  • Área de arrumos: 2 casas de arrumos;
  • Área partilhada: espaço “Trocar é o que está a dar”.​​

IMG_3549.jpg



Para mais informações:

Centro de Convívio da CME
Rua do Fragoso, n.º 8, 1º andar
Telf.: 266 777 067