????? ?? ???? | Chamada para programação online
Atualizado em 26/03/2020
A situação que estamos a viver, mais do que um grave problema de saúde pública, está a pôr em causa o paradigma socioeconómico e politico em que vivemos. A deificação do lucro, a estimulação desenfreada das pessoas para um consumo irracional de tudo – desrespeitando e destruindo o ambiente – a estimulação que daí resulta para um individualismo que corrói a própria sociabilidade, destrói sentimentos agregadores e diferenciadores das sociedades humanas, o gostar dos outros, a solidariedade, a alteridade, em suma o pensamento, a arte e a cultura.
Contra este estado de coisas têm resistido em contracorrente artistas e criadores, agentes culturais e toda a constelação de profissões e atividades associadas às artes e à cultura. Este vírus que nos paralisa e isola parece uma emanação do neoliberalismo, sem que isto nada tenha de teoria da conspiração, é apenas e só uma analogia.
Se viver das artes já não era fácil para a grande maioria dos artistas, hoje o horizonte eclipsou-se. Esperemos que este eclipse seja da mais curta duração possível e que saiamos daqui com uma consciência transformadora, que assente muito mais no ser e no estar e muito menos no ter.
A curtíssimo prazo, para tentarmos contribuir para reduzir os danos da suspensão das atividades culturais em todo o mundo, desafiamos-vos a pensar connosco como podemos criar uma ?????????̧?̃? ?????? ??? ?? ???????? ? ????????? ?????? – ?????????????? ? ??́ ??????? ??? ??̃? ??̂? ?????? ?????? ?? ?????????? ???? ???́? ?? ????? ??? ???? ???????? ????́?????? (????? ?? ???? ?????́? ?? ?????????? ??? ???????????????? ??? ? ??? ?????̧?̃?? ???? ????).
O Armazém 8 disponibilizou o espaço com os meios técnicos que tem – som e emissão em streaming – para as emissões serem feitas a partir daí, obviamente à porta fechada e respeitando todas as medidas sanitárias – formações com um nº máximo de 3 pessoas, micros envolvidos em película aderente, recipientes de gel de desinfeção de mãos acessíveis, ventilação do espaço, etc.
Enviem-nos propostas realizáveis online para luis.garcia@cm-evora.pt, com duração que não deve exceder os 15 a 20 minutos (podendo haver gravação e reposição), designação que deve constar no programa/cartaz, género artístico e ficha técnica.