Skip to main content

Arquivado: DOCUMENTÁRIO “SUZANNE DAVEAU”

Atualizado em 13/02/2023

FÁBRICA CATALÃ EXIBE O DOCUMENTÁRIO “SUZANNE DAVEAU” DE LUÍSA HOMEM

“Não há ciência, nem progresso no conhecimento, sem amor, sem paixão, sem identificação, mesmo quando se trata de um tema aparentemente desprovido de vida, como a evolução de uma vertente ou a génese de um aguaceiro. Pode-se, talvez, aplicar rotineiramente uma técnica com pura objetividade, não se pode com certeza, descobrir algo de novo sem que o investigador se implique por completo no tema que tenta elucidar”.

No dia 4 de fevereiro pelas 17h00, a associação cultural Fábrica Catalã, situada na Azaruja (Évora), exibe o documentário Suzanne Daveau (2019, produção Terratreme), da realizadora Luísa Homem.
Suzanne Daveau é uma geógrafa de nacionalidade francesa e portuguesa que atravessou o século XX (n. 1925) e se apresenta neste filme como uma presença de mulher forte e notável na área científica da geografia (ao lado de outro grande geógrafo falecido em 1997, Orlando Ribeiro, o seu marido e companheiro no trabalho científico).
Neste filme de Luísa Homem, o testemunho fascinante de Suzanne Daveau, enriquecido com muito material de arquivo, fornece também uma imagem de Portugal a partir da década de 1950.
A exibição do documentário será seguida por uma conversa com a realizadora, Luísa Homem, e com o geógrafo Jorge Gaspar, moderada por António Guerreiro.
Paralelamente, estará também exposta uma instalação de Paulo Scavullo, um livro de artista intitulado A Bola Vermelha Não É Real (2021).

 

Mais informações: info@fabricacatala.com
Luísa Ferrão
+351 965 457 374