(Português) Exposição do Centenário da Travessia Aérea do Atlântico Sul inaugurada no Palácio D. Manuel
Aktualisiert am21/01/2022Leider ist der Eintrag nur auf Europäisches Portugiesisch verfügbar.
A Força Aérea, a Marinha e o Município de Évora juntam-se para assinalar os 100 Anos da Travessia Aérea do Atlântico Sul. Em Évora, as comemorações da efeméride iniciaram-se hoje, sexta-feira, com o descerramento de uma placa alusiva no edifício dos Paços do Concelho e a inauguração de uma exposição itinerante, patente no Palácio D. Manuel, até dia 31 de janeiro.
Carlos Pinto de Sá, Presidente da autarquia e o General Freitas, chefe de gabinete do Chefe de Estado Maior da Força Aérea, estiveram presentes em ambas as cerimónias.
Mais informações sobre a exposição em https://www.marinha.pt/pt/100taas/
As comemorações contam também com um concerto, de entrada livre, pela Banda da Força Aérea, no Teatro Garcia de Resende, no domingo, dia 23 de janeiro pelas 17 horas.
Recorde-se que a “A 30 de março de 1922 deu-se início à primeira travessia aérea do Atlântico Sul, protagonizada pelo Almirante Gago Coutinho e pelo Comandante Sacadura Cabral a bordo do hidroavião Fairey III, batizado “Lusitânia”, tendo como destino final o Rio de Janeiro. Foi uma viagem bastante atribulada, na qual foram utilizadas três aeronaves. Depois de percorridas 4527 milhas em 62 horas e 26 minutos sobre o Oceano, os heroicos oficiais foram recebidos em festa pela população do Rio de Janeiro, a 17 de junho de 1922”, informa o sítio oficial da Marinha.