DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO 2021

Atualizado em 18/10/2021
Um programa diversificado irá assinalar, em Évora, o Dia Mundial da Alimentação, que se comemora no próximo sábado, dia 16 de outubro, sob o tema “As nossas ações são o nosso futuro – melhor produção, melhor nutrição, melhor ambiente e melhor qualidade de vida”. O aumento da fome global e desnutrição, do excesso de peso e da obesidade são problemas que preocupam e exigem um maior comprometimento e ação global.
A Câmara Municipal de Évora, juntamente com uma série de parceiros, organiza variadas atividades que vão preencher a Praça 1º de Maio no sábado (16). Estas atividades de sensibilização para o tema da Alimentação decorrem até ao fim do mês e culminam com a “Caminhada sem Pavor”, no dia 31 de outubro (domingo).

09h00 às 15h00 | Praça 1.º de Maio

• Cozinhar Saudável (IEFP)

Da horta para a mesa, degustar algumas entradas regionais e saudáveis, com um toque de modernidade.

• Avaliação da Composição Corporal – Unidade Móvel Cuida-te+ (IPDJ/DDS/USE/UÉ)

Fazer uma avaliação da composição corporal por bio impedância elétrica. A composição corporal (CC) será avaliada através de bio impedância elétrica.

Este tipo de método é realizado através de uma balança com o objetivo de avaliar alguns constituintes relativos ao metabolismo basal presentes no organismo que não são possíveis avaliar através de uma balança convencional . Esta técnica resume-se à propagação de uma pequena corrente elétrica que é refletida através da água presente no organismo.

• A que sabe a Dieta Mediterrânica (MED /UÉ)

A Dieta Mediterrânica, classificada de Património Imaterial, pela UNESCO, em 2013 tem a grande vantagem de se associar a um padrão alimentar saudável e sustentável, sendo de grande interesse a sua promoção, nas zonas Mediterrâneas, no atual contexto de alterações climáticas. Apesar dos benefícios, os níveis de adesão a esta dieta são relativamente baixos, mesmo numa região como o Alentejo.

Para além dos benefícios, em termos de saúde, a Dieta Mediterrânica é rica em sabores e aromas. O Laboratório de Fisiologia Animal Aplicada, do MED (Universidade de Évora) tem vindo a estudar a forma como a perceção oral influencia as preferências e a adesão ao padrão de Dieta Mediterrânica. Assim, neste dia da alimentação, para além de divulgarmos um pouco do que fazemos, pretendemos apresentar os principais conceitos associados a este tipo de dieta, através de pequenos jogos, para adultos e crianças (ex. Quizz), que permitirão testar os conhecimentos acerca da DM, assim como clarificar alguns mitos nutricionais e promover este padrão alimentar.

• Projeto Ervilha (UFMHF)

Dar a conhecer o projeto que tem como objetivo geral a promoção de circuitos curtos de produção e consumo de hortícolas e frutícolas, ensaiando uma solução local de economia circular.

A promoção destes circuitos curtos pode gerar benefícios económicos, sociais e ambientais par a comunidade, divulgando boas práticas de desenvolvimento sustentável, em particular junto da Comunidade Escolar.

• Évora JT – Jogos Tradicionais (CME)

Dar a conhecer  os principais jogos tradicionais nacionais e regionais. Poderão experimentar diversos jogos tradicionais, tais como o jogo da malha, do burro, das argolas, da petanca, do arco e gancheta, das andas ou do saltar á corda.

18 a 22 de outubro

Ementas Dia Mundial da Alimentação (CME)

De acordo com a Ementa Mediterrânica, nas escolas do 1.º ciclo.

09h30 às 11h30 | Escola EB e JI de Valverde

• Atividade “Cozinhar com Palavras” (CME)

09h30 às 11h30 | JI Guadalupe

• Atividade “Cozinhar com Palavras” (CME)