Look of Depression | Olhares da Depressão

Atualizado em 05/05/2021

O projeto “Olhares Deprimidos” é uma proposta artística – científica que busca representar a caminhada da pessoa com depressão. Nasce como fruto da experiência do encontro e desencontro, tornou-se um desabafar em formato de arte dando a possibilidade de construir beleza mesmo sobre-coberta pela paleta cinza e preta, afinal, dias cinzas e pretos podem ser bonitos também… Esse projeto foi escrito para aqueles cujo olhar está em momento enviesado com filtros distorcidos, mas que sobrevivem em busca de um sentido colorido na vida. Descrição: O projeto “Olhares Deprimidos” é fruto de um trabalho no âmbito da investigação científica que estuda a depressão. Busca-se a partir do projeto, utilizar das linguagens artísticas, visando promover reflexão sobre a depressão. Trata-se de um projeto de base científica que utiliza a arte como instrumento potencializador de sensibilização, promovendo discussão e, consequentemente, transformação do universo em que estamos inseridos. É criado pelo estudante do Mestrado em Psicologia da Universidade de Évora, Ricardo Marinho da Silva, sob a orientação das Professoras da Universidade de Évora, Carla Santarém Semedo, Heldemerina Pires e Maria Elisa Chaleta. O objetivo geral do projeto é promover reflexão intercultural acerca da importância da saúde mental, nomeadamente o cuidado a prestar aos transtornos mentais, especificamente o olhar sobre a depressão. Parte do pressuposto que a linguagem artística é fundamental para a construção de sociedade. Este projeto constrói interlocuções entre conhecimento científico e artes, nomeadamente exposição fotográfica, literatura e performance, tornando o conhecimento científico mais próximo, acessível e interpretável à população Eborense – Portuguesa. Busca-se desenvolver o projeto em parceria com Professores de Universidades Brasileiras, respeitando os limites da segurança sanitária impostas pela Pandemia ocasionada pelo covid-19, buscando fomentar o intercâmbio de conhecimento acerca da temática, projetando o olhar para outros locais e culturas, fortalecendo o diálogo com outros países. Espera-se também com a utilização da Exposição Fotográfica divulgar as belezas de Portugal, especificamente valorizar a cidade de Évora que é considerada Património da Humanidade. Dessa forma, este projeto recorre à arte para promover uma reflexão sensível, principalmente consciencialização e desejo de empatia, para aqueles cujo olhar não está negativado.

Telefone: +351 918 023 063 ou +5571981666869

Email: m44165@alunos.uevora.pt

Organização: Ricardo Marinho Da Silva / Elisa Chaleta / Fernanda David Vieira

Apoios: Câmara Municipal de Évora / Serviço de Psicologia do Instituto Multidisciplinar em Saúde – UFBA