(Português) Skholé | Ciclo de contemplação e criação artística

Mis à jour le02/11/2021

Désolé, cet article est seulement disponible en Portugais Européen.

Criação e direção artística Ana Luena e José Miguel Soares

‘Skholé’ intitula um ciclo sobre o ócio como condição essencial à vida em que artistas e público se envolvem num processo de contaminação criativa. ‘Skholé’ é a palavra grega que designa ócio, lazer e contemplação, e que originou a palavra portuguesa escola. Este projeto recupera a ideia de que o ócio é o tempo necessário ao desenvolvimento da reflexão, imprescindível a uma existência ética e feliz. Na contemporaneidade, essa relação inverteu-se totalmente: o ócio é visto como tempo de recuperação subordinado ao trabalho, ou como sinónimo de desocupação e inutilidade. O pensamento já não dita o tempo, é o tempo que dita o pensamento. Em ‘Skholé’, apresenta-se um projeto de cruzamento disciplinar que privilegia o encontro presencial, os rituais, o tempo demorado e o contágio entre artistas como ato de perenidade alinhado com a ciclicidade da natureza. Entre outubro de 2021 e janeiro de 2022, ‘Skholé’ faz do recinto de uma antiga escola um centro de contemplação e criação.

ABERTURA DE EXPOSIÇÕES E INSTALAÇÕES:

Inauguração | 4 novembro | 18 horas | Fotografias de Susana Paiva

Inauguração | 25 novembro | 18 horas | Fotografias de António Carrapato

Inauguração | 8 dezembro | 18 horas | Ilustrações de Joana Gancho

Inauguração | 16 dezembro | 18 horas | Fotografias de José Miguel Soares e Fotografias Susana Paiva

Inauguração | 13 janeiro | 18 horas | Fotografias de Pedro Vilhena

Carreira Performances
17 novembro a 3 dezembro | Encenação de Ana Luena
20 a 23 dezembro | Oficina de Criação Artística  (abertas as inscrições para crianças dos 6 aos 12 anos)

Encerramento
27 janeiro 2022 com vídeos Gonçalo Pôla

Telefone:+351960268843
Email:maa.comunicacao@gmail.com
Site:malvada.art
Organização:Malvada Associação Artística
Apoios:Coprodução: Câmara Municipal de Évora

Apoio: Junta de Freguesia de Canaviais, cofinanciamento Alentejo 2020, Portugal 2020 e Fundo Social Europeu / União Europeia Parceiro Institucional Garantir Cultura, República Portuguesa – Ministério da Cultura

Obervações:Em ‘Skholé’ pretende-se privilegiar o tempo demorado, potenciar a relação entre artistas e entre os mesmos e a comunidade. O público pode visitar a escola todos os dias úteis das 14h às 19h para assistir aos processos, às conversas com os artistas, às apresentações ou contemplar o espaço e as obras.
Font Resize
Contrast