Início » Suporte e Faq´s
Como pedir ajuda ao MuTIC?
O projeto MuTIC, nomeadamente a sua unidade móvel, poderão ser contactados de várias formas, nomeadamente através da sua linha direta com o número 966898270, do seu email mutic@cm-evora.pt ou através do formulário de pedido de assistência existente no seu site.
O que fazer antes de ligar para pedir assistência à equipa MuTIC?
Antes de efetuar um pedido de ajuda ao MuTIC deverão ser tidos em conta alguns aspetos que dependerão da natureza da dificuldade encontrada.
Para aspetos relacionados com mau funcionamento de equipamentos será aconselhável uma verificação prévia às ligações elétricas assim como aos restantes cabos de forma a assegurar que não se trata apenas de um problema de ligação. No caso de falta de sinal Internet será ainda aconselhável desligar o Router (equipamento junto aos PC’s ou em armário bastidor com leds coloridos) durante alguns segundos e voltar a ligar efetuando-se o teste cerca de três minutos mais tarde.
Relativamente a problemas de arranque dos Pc’s poderá ser efetuado o arranque em Modo de Segurança (clicando-se na tecla F8 na altura em que computador inicia o seu arranque) e após o término deste arranque com sucesso reiniciar em modo normal para verificar a correção dos problemas existentes.
Para aspetos relacionados com impressão, será importante verificar o estado do papel (evitar folhas velhas ou húmidas), dos tinteiros e a existência de pedidos de impressão bloqueados. Aconselha-se a entrada no PC com um utilizador Administrador (no caso das escolas, por exemplo, o utilizador ESCOLA) e a execução do comando “Cancelar Pedidos de Impressão” procedendo-se assim à limpeza de pedidos em fila de espera. Após esta operação será conveniente reiniciar o equipamento.
Outra verificação pode passar por desligar a ficha USB da impressora e, após 5 segundos, voltar a ligar e deixar o Pc proceder à reinstalação do equipamento de impressão.
Por último, um dos problemas mais comuns prende-se com a atualização de Antivírus ou de Firewalls. Neste caso aconselha-se a entrada no PC com um utilizador Administrador (no caso das escolas, por exemplo, o utilizador ESCOLA), seguida de uma atualização do Antivírus ou da ativação manual das atualizações assim como da ativação da Firewall.
Para que servem as passwords?
Uma senha (password) em qualquer sistema computacional, serve para autenticar o utilizador, ou seja, a password garante que determinado indivíduo que utiliza um serviço é ele mesmo. Se fornecer a sua password para uma outra pessoa, esta poderá utilizá-la em seu nome. Portanto, a password merece uma consideração especial, afinal, ela é de sua inteira responsabilidade.
Uma boa password deve ter pelo menos oito caracteres (letras, números e símbolos), deve ser simples de introduzir e, o mais importante, deve ser fácil de lembrar. Normalmente os sistemas diferenciam letras maiúsculas das minúsculas o que já ajuda na criação da password. Claro que o apelido, números de documentos, matrículas de carros, números de telefones e datas deverão estar excluídas das suas listas de passwords, pois este tipo de dados são muito fáceis de se obter.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | O cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | O cookie é definido pelo consentimento do cookie GDPR para registrar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Funcional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | Os cookies são usados para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Necessário". |
viewed_cookie_policy | 11 months | O cookie é usado para armazenar se o utilizador consentiu ou não com o uso de cookies. Ele não armazena nenhum dado pessoal. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
qtrans_admin_language | 12 meses | Usada para guardar a linguagem selecionada por utilizador logado. |
qtrans_front_language | 12 meses | Usada para guardar a linguagem selecionada pelo utilizador. |
viewed_cookie_policy | 11 months | O cookie é usado para armazenar se o utilizador consentiu ou não com o uso de cookies. Ele não armazena nenhum dado pessoal. |
wp-settings-1 | 12 meses | Usado para guardar configurações para utilizadores logados. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | O cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | O cookie é definido pelo consentimento do cookie GDPR para registrar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Funcional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | Os cookies são usados para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Necessário". |
viewed_cookie_policy | 11 months | O cookie é usado para armazenar se o utilizador consentiu ou não com o uso de cookies. Ele não armazena nenhum dado pessoal. |