(Português) Plano Municipal para a Integração de Migrantes do Concelho de Évora: Agentes Locais reunidos para auscultação e recolha de novos contributos
Updated on 12/11/2025
published on 12 of November of 2025
Sorry, this entry is only available in Português.
Cerca de meia centena de representantes de agentes locais estiveram reunidos com o objetivo de conhecerem a proposta base de trabalho e darem os seus contributos para a elaboração do Plano Municipal para a Integração de Migrantes do Concelho de Évora.
A reunião teve lugar na tarde de 11 de novembro, nas instalações do Serviço Municipal de Proteção Civil de Évora e contou com a participação da Vereadora do Pelouro, Carmen Carvalheira.
Falando sobre o valor da partilha de conhecimentos nesta matéria entre todas as entidades, a Vereadora, que assumiu agora as suas novas funções na área social e educativa, destacou a importância de fazer o caminho em conjunto como forma de alcançar com sucesso os objetivos propostos.
Este Plano é um documento que reúne as estratégias de atuação concertadas das diferentes entidades que atuam na área das migrações, a nível local, visando a integração dos imigrantes na sociedade portuguesa.
A candidatura, que conta com apoio financeiro da União Europeia/Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI) 2030, tem como promotor o Município de Évora e como principal parceiro a Cruz Vermelha Portuguesa, mas diversas outras entidades com trabalho nesta área estão a juntar-se ao grupo. O trabalho a nível de planeamento estratégico, ficou a cargo da empresa Logframe.
O principal objetivo é contribuir para a gestão eficaz dos fluxos migratórios e para a aplicação, reforço e desenvolvimento da política comum em matéria de asilo e da política comum em matéria de imigração.
A intervenção proposta prossegue os seguintes objetivos gerais: Conceber, implementar e avaliar o PMIM; Proporcionar um acolhimento estruturado e facilitador; Proporcionar uma vivência sã; Potenciar as competências e capacidades da população migrante e ajustá-las à realidade nacional e às necessidades locais; Proporcionar às crianças e jovens migrantes o acesso a um percurso académico estruturado e de sucesso; e Fomentar a participação cívica e social da população migrante.









