(Português) Centro de Convívio da CME participou em peça de teatro sobre segurança dos idosos
Updated on 27/10/2025
published on 27 of October of 2025
Sorry, this entry is only available in Português.
Alertar para os cuidados essenciais de segurança que os idosos devem ter no seu dia a dia foi o tema da peça de teatro “3 S´s – Sensibilização para a Segurança Sénior”, dinamizada pelo Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade do Comando Distrital de Évora da Polícia de Segurança Pública, que decorreu na tarde de 24 de outubro, na Sociedade Recreativa e Dramática Eborense.
A participar neste espectáculo de sensibilização – oferecido a cerca de 130 seniores – esteve um grupo de utentes do Centro de Convívio da Câmara Municipal de Évora que representaram vários episódios das burlas mais frequentes, explicando os agentes da PSP os cuidados que os seniores devem ter para evitarem tais golpes e viverem com mais segurança.
De ente os golpes mais frequentes para os quais foram alertados, esteve o dos burlões que se fazem passar por funcionários da Segurança Social (ou de empresas) para acederem ao interior das casas e assaltarem; o golpe do multibanco em que um meliante distrai o idoso e o outro lhe rouba o dinheiro acabado de levantar, ou o roubo da mala com a reforma ou dinheiro que foi levantar ao banco. Mas, também a batida no carro do idoso para que este seja coagido a entregar-lhe de imediato uma determinada quantia de dinheiro para a reparação, as mensagens telefónicas para envio de dinheiro a falsos familiares através do MB Way, o roubo de dinheiro por parte de familiares, entre outros crimes.
No caso de uma batida no automóvel, foi aconselhado ao idoso ligar de imediato para a PSP através do número 266 109 800 e não tentar negociar com o outro condutor com entrega imediata de dinheiro vivo.
Os seniores ficaram também a saber como proceder no caso de ruído de vizinhança fora de horas ou as regras para a posse e manutenção de animais de companhia nas habitações e sua circulação na via pública.
O evento finalizou com a atuação do Grupo Coral do Centro de Convívio da Câmara Municipal de Évora.
Como explicou o Agente da PSP, Joaquim Saraiva, logo no início da peça: “com humor, emoção e exemplos reais, o espetáculo mostra que cuidar da segurança é cuidar da vida — e que pequenas atitudes podem fazer uma grande diferença”, por isso, “mais do que uma apresentação teatral, esta é uma mensagem de respeito, empatia e amor por aqueles que abriram os caminhos antes de nós. Porque envelhecer com segurança é viver com liberdade”.
























