(Português) Comboios vão circular na nova linha ferroviária Sines/Évora/Elvas já em 2027
Updated on 17/01/2026Sorry, this entry is only available in Português.
O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Évora, Jerónimo José, esteve esta manhã (16 de janeiro) a acompanhar a visita que o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, fez à conclusão das obras da via, catenária e subestação do novo troço ferroviário entre Évora e Elvas, inserida no Corredor Internacional Sul, cujos trabalhos já estão concluídos. Uma obra cuja construção alcançou os 460 milhões de euros.
Ao longo deste ano será feita a sinalização e a certificação em termos segurança, estando prevista a circulação dos comboios no final deste ano ou início de 2027.
Trata-se de uma obra estratégica para reforçar a ligação ferroviária de Portugal ao resto da Europa, que vem potenciar a centralidade de Évora, estando a linha capacitada para transporte de mercadorias, mas com a possibilidade de transporte de passageiros em data posterior. O aumento da capacidade de transporte para mais do dobro da atual e a redução da extensão, do tempo de percurso e dos custos de transporte são alguns dos principais benefícios deste novo trajeto que vai até à fronteira com Espanha, com passagem por Évora.
A visita, que reuniu autarcas da região, técnicos e trabalhadores ligados à Infraestruturas de Portugal e empresas envolvidas, assim como jornalistas, iniciou-se na Subestação do Alandroal, tendo a comitiva feito a sua primeira viagem num troço da Linha, ao longo da qual o Diretor de Empreendimentos das Infraestruturas de Portugal, Paulo Tavares, apresentou a nova linha e explicou a sua importância, trabalhos realizados e dificuldades superadas.



























