Skip to main content

(Português) Retratos Seiscentistas | Proveniência, valor documental e iconográfico

Updated on 16/01/2026

Sorry, this entry is only available in Português.

Reserve espaço na sua agenda para a conferência «Retratos seiscentistas no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo: proveniência, valor documental e iconográfico» que decorrerá no Sábado, dia 24 de Janeiro, às 15h30.
Susana Varela Flor, Historiadora de Arte, Professora e Investigadora do Instituto de História da Arte da Universidade Nova de Lisboa será a oradora, da conferência cuja sinopse aqui se regista:
«A cidade de Évora apresenta no seu principal acervo museológico um importante núcleo de retratos seiscentistas da família real portuguesa: D. Luísa de Gusmão, os Infantes D. Joana, D. Catarina e D. Afonso, futuro Rei de Portugal, obras atribuíveis a pintores nacionais, próximos da corte dos Bragança. Para além de um breve contexto histórico sobre as figuras em destaque, na conferência que iremos apresentar, propomo-nos, sobretudo, refletir em torno da proveniência das pinturas e explicar a importância que o conjunto possui no reduzido corpus da iconografia régia portuguesa.»
Telefone: 266730480
E-mail: geral.mnfmc@museusemonumentos.pt
Site: https://www.museusemonumentos.pt/pt/museus-e-monumentos/museu-nacional-frei-manuel-do-cenaculo-e-igreja-de-nossa-senhora-das-merces
Redes Sociais: https://pt-pt.facebook.com/museuevora/
Classificação etária: Público em geral
Preço: Entrada livre
Organização: Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo
Apoio: Museus e Monumentos de Portugal, EPE
Observações: Oradora desta conferência será Susana Varela Flor, Historiadora de Arte, Professora e Investigadora do Instituto de História da Arte da Universidade Nova de Lisboa