(Português) Évora reuniu agentes para delinear o desenvolvimento social até 2027
Updated on 20/02/2026Sorry, this entry is only available in Português.
Dar a conhecer o ponto de situação do desenvolvimento e execução do Plano de Desenvolvimento Social 2024-2027, refletir conjuntamente sobre as necessidades existentes no território para cada um dos eixos do PDS e a prioridade da sua satisfação; apresentar propostas de ação que complementem e enriqueçam cada um dos eixos deste instrumento de trabalho e propostas de melhoria de funcionamento da Rede Social foram os principais objetivos da Oficina de Planeamento que decorreu no dia 13 fevereiro, nos Paços do Concelho de Évora.
Intitulada “Do pensar ao agir – passos colaborativos para o desenvolvimento social” esta oficina, realizada com os parceiros da Rede Social, surge no quadro da intervenção num contexto profundamente marcado pela complexidade das necessidades, pela escassez de recursos e exigência de resultados, em que intervir de forma planeada e articulada deve ser entendido como instrumento estratégico de transformação social.
Pretende-se que, a partir do planeamento partilhado e participado por todos os atores sociais, seja possível concetualizar e construir metodologias de trabalho e modelos de intervenção suportadas em análises reais das necessidades, inclusivas e emancipadoras dos grupos a que se destinam.
Após a sessão de abertura em que a Câmara Municipal de Évora, representada pela Vereadora Carmen Carvalheira, deu as boas vindas aos participantes, seguiu-se a organização destes em subgrupos de trabalho. Ao longo de toda a manhã trabalharam 4 eixos temáticos em que identificaram e hierarquizaram problemas/necessidades do território e indicaram prioridades, materializadas num vasto conjunto de propostas concretas a ter em conta no plano de ação.
Assim, o Eixo 1 centrou-se na Habitação/Mobilidade/Emprego e teve como moderadora Florbela Nunes, do Instituto Emprego e Formação Profissional. O Eixo 2 fixou-se nas Crianças e Jovens e foi moderado por Ana Abrantes, da Câmara Municipal de Évora. O Eixo 3 teve como tema a Saúde e foi orientado por Lurdes Fragoso, da Santa Casa da Misericórdia de Évora, tendo e o Eixo 4 debatido o Reforço do Terceiro Setor/Qualidade de Vida/Idosos, com Dora Trindade, do Centro Distrital de Segurança Social de Évora.
Os trabalhos incluíram ainda uma breve apresentação do ponto de situação do PDS 2024-2027 e a apresentação dos resultados do estudo sobre o funcionamento do Conselho Local de Ação Social de Évora (CLASE), visando identificar os aspetos críticos operacionais e áreas de melhoria na articulação da Rede Social. No final, foram apresentadas as conclusões por cada porta-voz e feito o debate aberto para cruzar ideias entre grupos, tendo sido feita a compilação dos principais compromissos assumidos.





