(Português) Exposição “Árvores de Natal Recicladas” já nas Arcadas do Palácio de D. Manuel
Updated on 12/12/2025Sorry, this entry is only available in Português.
A exposição do concurso “Árvores de Natal Recicladas 2025” foi avaliada pelo Júri esta manhã, 12 de dezembro, e já está nas Arcadas do Palácio de D. Manuel. Insere-se no Jardim de Natal e ficará exposta no referido local entre os dias 13 de dezembro e 6 de janeiro de 2026.
Conta com 36 árvores, elaboradas por creches e jardins de infância, escolas e agrupamentos, associações e instituições de apoio a idosos, associações de deficiência e associações de Juventude.
O Júri decidiu por unanimidade atribuir a menção honrosa ao trabalho “Mil e Um Presépio”, oriundo da Casa do Sagrado Coração de Jesus, que melhor preencheu os seguintes critérios: Técnica de construção; Originalidade; Criatividade; Adequação ao tema e (Re)utilização dos materiais.
O prémio será a cedência de um autocarro para uma deslocação, oferta da Câmara Municipal de Évora, bem como um vale de compras no valor de 40€, oferta do Leroy Merlin.
Todos os outros trabalhos a concurso participarão ainda num sorteio agendado para 6 de janeiro de 2026, no Palácio de D. Manuel. Serão sorteados três participantes / entidades, sendo os prémios a atribuir: cedência de autocarro para realização de uma deslocação, oferta da Câmara Municipal de Évora e um vale de compras no valor de 20€ oferta do Leroy Merlin, a cada um dos premiados.
O júri é constituído por Ana Lavado (Leroy Merlin); Teresa Furtado (Escola de Artes da Universidade de Évora); e Maria José Pastorinho (Técnica Superior camarária/Divisão de Ambiente e Mobilidade).
Este concurso é uma iniciativa da Câmara Municipal de Évora e apresenta como objetivos principais sensibilizar todos para as questões ambientais e de sustentabilidade, aliadas à conservação das tradições e espírito natalício.
Recorde-se que o concurso destina-se a todos os jovens e/ou alunos pertencentes a Estabelecimentos de Ensino (jardins de infância; ensino básico, ensino secundário e profissional, universidades), Associações Juvenis, Associações de 3ª Idade, Associações de Deficiência e Agrupamentos de Escuteiros do concelho.


