Missão Ciência e Arte dedicada às corujas no Núcleo Museológico do Alto de S. Bento
Updated on 02/03/2023“Porque Cantam as Corujas” foi o tema da atividade inserida no projeto “Missão Ciência e Arte” que levou alunos do 1º ano da EB1 Sra. da Glória ao Núcleo Museológico do Alto de S. Bento na manhã de 2 de março.
Os trabalhos foram orientados pela investigadora da equipa do Laboratório de Ornitologia (MED-UÉvora), Inês Roque, e pela ilustradora científica Shirley van der Horst, da Associação Ambios Portugal.
Uma lenda sobre o brasão da vila de Coruche (onde estão representadas corujas) foi o ponto de partida para uma conversa sobre estas aves e, guiada pelas pistas das crianças, a ilustradora fez um retrato-robô de uma ave de rapina noturna.
Os alunos ouviram também os sons de algumas espécies mais comuns em Portugal (o mocho-galego, a coruja-do-mato e a coruja-das-torres) e foi abordado o papel das aves de rapina noturnas nos ecossistemas e a importância do seu sistema de comunicação: as vocalizações que emitem para marcar territórios e interagir de muitas formas entre si.
No final, os alunos desenharam e ilustraram uma das espécies de coruja que ouviram, sob orientação da ilustradora científica.
Pode conhecer mais sobre o projeto “Missão Ciência e Arte” em https://www.cienciarte.uevora.pt/













