Skip to main content

Exposição «Liberdade! Liberdade! A Revolução no Teatro», do Museu Nacional do Teatro e da Dança e Curadoria de Nuno Costa Moura

Atualizado em 10/04/2025

SINOPSE

«Liberdade! Liberdade! A Revolução no Teatro» é uma exposição itinerante sobre o papel da arte teatral na transição entre regimes.  Estará patente no Teatro Garcia de Resende a partir de 21 de abril, coincidindo com as apresentações do espetáculo AUTOS DA REVOLUÇÃO, do CENDREV, e poderá ser visitada até ao dia 11 de maio.

«Liberdade! Liberdade! A Revolução no Teatro» mostra diversas facetas da vida teatral antes, mas sobretudo após o 25 de Abril, destacando a capacidade criativa e o poder de adaptação perante um quotidiano altamente volátil e, por vezes, adverso para uma certa prática artística que olhou para a defesa da Democracia como um dever contínuo.

O período abordado situa-se entre 1972 e 1982, desde a publicação da legislação que estabeleceu as bases para a atividade teatral, que vigorou mesmo após o 25 de Abril, até à primeira revisão constitucional, que garantiu as condições para a adesão à Comunidade Económica Europeia.

É uma iniciativa desenvolvida pelo Museu Nacional do Teatro e da Dança com o apoio da Comissão Comemorativa 50 Anos 25 Abril, tem curadoria de Nuno Costa Moura e irá circular pelo país até dezembro de 2025.