CANAVIAIS – TRABALHOS DE SUBSTITUIÇÃO DO EMISSÁRIO DE ESGOTOS E CONDUTA DE ÁGUA INICIAM ESTE MÊS DE JANEIRO
Atualizado em 17/01/2023O coletor de esgoto (emissário) que liga o Bairro dos Canaviais à rede de saneamento da Cidade, bem como a conduta geral de abastecimento de água, serão integralmente substituídos durante os próximos oito meses, prevendo-se o início dos trabalhos já na semana de 23 a 27 deste mês.
Esta obra, há muito esperada pelos residentes dos Canaviais devido às frequentes interrupções do fornecimento de água, decorrentes da necessidade de reparação de avarias sucessivas no emissário de esgotos, vai finalmente ter início, esperando-se que os problemas fiquem definitivamente resolvidos após a sua conclusão.
A empresa Águas do Vale do Tejo/Águas de Portugal, entidade responsável pela gestão dos sistemas de tratamento e fornecimento de água à Cidade e também pela recolha e tratamento das águas residuais (esgotos), é também responsável por esta obra, que será executada em regime de empreitada, compreendendo as seguintes fases:
A “Empreitada de reabilitação do Emissário dos Canaviais” a realizar no CM1088 e CM1088-1, que terá início na semana de 23 a 27 de janeiro de 2023. Os trabalhos serão executados no troço do CM1088 (Estrada das Salvadas) compreendido entre a ponte do Xarrama e o cruzamento do Espinheiro com duração prevista de 3 meses. Segue-se a intervenção no troço compreendido entre o cruzamento do Espinheiro e o Bairro dos Canaviais. Finalmente será executado um terceiro troço em zona rural, que neste caso inclui apenas a obra de substituição de coletor de esgotos/emissário.
A duração total dos trabalhos será de 8 meses, incluindo a repavimentação da Estrada dos Canaviais na zona de intervenção programada.
Está assegurada manutenção do serviço de abastecimento de água à população, com exceção de situações pontuais, em que será necessário proceder a ligações da antiga para as novas redes. Estão também assegurados os acessos às propriedades.
A Câmara Municipal de Évora irá emitir comunicação específica relativamente às alterações de trânsito que necessariamente terão que ocorrer durante a realização da obra. Os Serviços Técnicos do Município irão acompanhar os trabalhos em permanência, na perspetiva de garantir que tudo será feito para minimizar, tanto quanto possível, os transtornos para os residentes e utilizadores das vias localizadas nas zonas de influência dos trabalhos.