Skip to main content

Cabaret Voltaire

Atualizado em 06/10/2025

José Gil, Natacha Pereira, Sofia Vinagre

 

“Estamos na 1ª Guerra Mundial. Os artistas Hugo Ball e Emmy Hennings refugiam-se na Suíça, país neutro no conflito. Em Zurique abrem um café a que dão o nome de Cabaret Voltaire. Aqui chegam artistas vindos de todo mundo fugidos da guerra. O Cabaret Voltaire, espaço seguro de liberdade e criação artística, é o ponto de encontro da arte de vanguarda da primeira metade do século 20 e o local que dará origem ao movimento DADA, um dos mais importantes movimentos
da história da arte contemporânea. É através do dadaísmo que pela primeira vez a marioneta é utilizada como objeto intelectual artístico, nomeadamente por várias mulheres artistas como Anna Hoch ou Sophie Tauber, sendo esta também uma das razões fundamentais que levam a S.A.Marionetas a homenagear o movimento DADA.
Ao recriar o mítico café de Zurique como um local seguro de efervescência criativa, a S.A.Marionetas pretende falar fundamentalmente de liberdade, inovação e salvação através da arte, sobretudo em tempos tão instáveis como os que atravessamos hoje.”

 

FICHA ARTÍSTICA

Original: José Manuel Valbom Gil, Natacha Costa Pereira, Sofia Olivença Vinagre | Encenação e Manipulação: José Manuel Valbom Gil, Natacha Costa Pereira, Sofia Olivença Vinagre | Construção e Figurinos das Marionetas: Natacha Costa Pereira e Sofia Olivença Vinagre | Objetos e Estruturas cénicas : José Manuel Valbom Gil, Rodrigo Moreira, Natacha Costa Pereira | Costureira: Olinda Lopes | Sonoplastia: Natacha Costa Pereira | Registo Fotográfico: Rodrigo Moreira | Registo Vídeo : Joana Borges | Pesquisa: Natacha Costa Pereira | Produção: Beatriz Pires

 

 

Salão Nobre do Teatro Garcia de Resende

28 de outubro, 2025
19h00

Maiores de 12

45 minutos


Informações: (+351) 266 703 112 / Contactos
Compra de bilhetes: www.bol.pt

facebook.com/cendrev.teatro
instagram.com/cendrev.teatro


A parceria de acolhimento com o CENDREV incluí a delegação de espaços para montagens, ensaios e apresentação. Disponibilização de equipamento e de pessoal técnico, serviços de frente de casa e bilheteira do TGR, bem como apoio na divulgação e comunicação do evento.

O evento é integrado na programação no âmbito da RTCP – Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.