AFONSO CRUZ ESTEVE NA FEIRA DO LIVRO DE ÉVORA A CONVERSAR SOBRE A SUA ESCRITA
Atualizado em 24/04/2023Foi no Dia Mundial do livro que um dos escritores da moda, em Portugal, visitou a Feira do Livro da capital alentejana. Perante a plateia que encheu a sala do Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida, o autor conversou, em tom descontraído, com Adélia Carvalho, escritora e representante da Tcharan, uma editora independente do Porto. ‘Sinopse de Amor e Guerra’ foi a obra que deu mote à conversa.
A assistir a esta sessão esteve o Presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá, que confessou ser admirador de Afonso Cruz. O autarca revelou que o escritor está envolvido em projetos relacionados com a Capital Europeia da Cultura, evento que a cidade vai receber em 2027.
Sobre ‘Sinopse de Amor e Guerra’, Afonso Cruz desvendou alguns aspetos relacionados com o processo criativo e com a pesquisa prévia que efetuou em Berlim, cidade onde se passa a ação deste romance baseado numa história verídica.
“Theobald Thomas e Bluma Janek estão fadados a ficar juntos desde que vêm ao mundo. Os livros são o seu ponto de encontro. Mas a Berlim do pós-guerra, uma cidade enlutada e dividida, haverá de contrariar o que o destino parecia ter escrito. Numa noite de agosto, sem aviso, o chão de Berlim é rasgado pelos alicerces de um muro, o mais famoso da História, e a promessa do primeiro beijo fica adiada. O novo romance de Afonso Cruz parte de uma trama real em que o amor e a guerra se entrelaçam para questionar…”
Nota Biográfica:
Afonso Cruz é o multipremiado autor de romances como ‘Para onde vão os guarda-chuvas’ ou ‘Jesus Cristo bebia cerveja.’
Recebeu, entre outros, o Grande Prémio de Literatura de Viagens Maria Ondina Braga, atribuído pela Associação Portuguesa de Escritores; Prémio Fernando Namora; Prémio Sociedade Portuguesa de Autores; Prémio Time Out – Melhor Livro do Ano; Prémio da União Europeia para a Literatura; Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco; Prémio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil do Brasil (FNLIJ) e Prémio Literário Maria Rosa Colaço. Assina, desde fevereiro de 2013, uma crónica mensal no Jornal de Letras, Artes e Ideias sob o título «Paralaxe». Os seus livros estão traduzidos para mais de vinte línguas.
Recorde-se que a Feira do Livro decorre até ao próximo dia 25, junto ao Templo Romano. O programa completo e atualizado pode ser consultado em www.cm-evora.pt.